Torres Vedras

Prémios Lusófonos Arquitetura e Design de Interiores distinguiram residências estudantis

05.07.2023

Aspeto interior da cozinha de uma das residências.

O projeto de reabilitação de dois edifícios destinados a alojamento estudantil conquistou o prémio de prata dos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores 2022/2023. O projeto é do ateliê Madalena Pereira Arquitectura e distinguiu-se na categoria “arquitetura”, subcategoria “equipamentos públicos de pequena dimensão”.

Em causa estão dois núcleos de residências que se dividem entre a Rua Trás do Açougue e a Travessa Luís Cardoso, tendo sido reabilitados edifícios anteriores a 1951 que se encontravam devolutos e degradados.

O objetivo foi dotar a cidade de Torres Vedras de soluções de alojamento a custos acessíveis, compatíveis com a capacidade económico-financeira dos estudantes e bolseiros deslocados do ensino superior que frequentam os cursos do Politécnico de Leiria no núcleo de formação local. Trata-se, ainda, de uma alternativa ao mercado de arrendamento para os alunos mais carenciados.

Além da disponibilização dos imóveis, o Município assumiu a responsabilidade do desenvolvimento do projeto de execução, incluindo projeto de arquitetura e projetos para as especialidades inerentes à intervenção, assim como a execução da respetiva empreitada de reabilitação. Os núcleos, que serão explorados e geridos pelo Politécnico de Leiria, deverão passar a ser habitados no ano letivo 2023/2024.

A materialização deste projeto contou com o apoio comunitário, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) que é financiado pelos fundos comunitários NextGenerationEU, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicado: 05.07.2023 - 15:55 horas
voltar ao topo ↑