Torres Vedras

Reunião de rede europeia promotora da inclusão digital realizou-se em Torres Vedras

29.04.2024

Imagem do grupo participante na reunião

Torres Vedras acolheu entre os passados dias 15 e 17 de abril a segunda reunião transnacional da rede DIGI-INCLUSION.

Recorde-se que esta rede constitui-se como um projeto que resulta de uma candidatura ao programa da União Europeia URBACT, tendo como objetivo principal permitir que os cidadãos, independentemente do seu estatuto social ou económico, possam beneficiar das oportunidades oferecidas pelo mundo digital.

A segunda reunião da DIGI-INCLUSION contou com a orientação do perito Ian Graham, e com a presença de 30 parceiros de nove delegações representativas das diferentes entidades que constituem a rede: Município de Mollet del Vallès (Espanha), que coordena a mesma; Jelgavas novads (Letónia); Município de Alexandroupolis (Grécia); Inkubator Starter Gdansk Entrepreneurship Foundation (Polónia); Município de Iași (Roménia); Boulogne-sur-Mer Développement Côte d'Opale (França); Lepida S.c.p.A. (Itália); Município de Torres Vedras; e Departamento de Desenvolvimento e Projetos Internacionais do Cantão de Zenica-Doboj (Bósnia e Herzegovina).

A sessão de boas vindas da reunião aconteceu ao final da tarde do dia 15, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, tendo a mesma contado com a presença do Ponto Focal Urbact Nacional, Maria José Efigénio. De referir que essa sessão, em que a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, recebeu oficialmente os participantes na atividade, foi abrilhantada por uma atuação do grupo Música sem ldade (o qual integra o projeto “Somos Comunidade” do ATV - Académico de Torres Vedras).





 

Nos dois dias seguintes, as sessões de trabalho realizadas no âmbito da reunião, que tiveram lugar no Edifício dos Paços do Concelho, foram conduzidas por Ian Graham, que dinamizou workshops para que os parceiros da DIGI-INCLUSION pudessem identificar as métricas que lhes permitirão medir a clivagem digital, os grupos populacionais mais afetados pela mesma e as ferramentas de dados que serão utilizadas para a construção de planos de ação local. Refira-se também que os participantes trabalharam, em colaboração, com ferramentas específicas para recolher ideias e desenvolvê-las com o objetivo de as utilizar durante as reuniões dos grupos de trabalho locais.

No decorrer da reunião foram ainda partilhadas boas práticas de inclusão digital, algumas delas desenvolvidas em Torres Vedras. Nesse âmbito foi apresentado pelo Grupo 129 - Escoteiros de Torres Vedras o “Inclusão Digital para Todos” (projeto vencedor do Orçamento Participativo de Torres Vedras), ao passo que Leonel Alves abordou a experiência digital proporcionada pelo uso de equipamentos tecnológicos (telemóveis e portáteis) no contexto do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual. De referir também que o parceiro Lepida S.c.p.A. partilhou a sua experiência na realização do primeiro teste piloto efetuado no âmbito da rede.

Ainda na reunião foi analisada uma proposta de declaração política para a DIGI-INCLUSION, tendo os membros da rede chegado a acordo sobre o roteiro que orientará o trabalho da mesma até ao final de 2025.

A próxima reunião transnacional da rede DIGI-INCLUSION realizar-se-á em junho, na cidade de Jelgava.

Última atualização: 02.05.2024 - 14:05 horas
voltar ao topo ↑