Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Passagem do verão ao outono

31.10.2024

A passagem do verão ao outono é um momento de especial importância para Torres Vedras. Porque fazemos balanços da época balnear na nossa extensa costa, porque nas vinhas que marcam a paisagem torriense fazemos a vindima, porque nas escolas as nossas crianças regressam às aulas e porque as nossas Festas de Torres Vedras decorrem também no outono. Sem dúvida que Torres Vedras se destaca nesta altura do ano pelo seu dinamismo e capacidade de mobilização da comunidade. As associações representam bem esse dinamismo e é por isso que este ano aumentámos o apoio ao tecido associativo para mais de três milhões de euros.

Continuamos a investir em infraestruturas e projetos que beneficiam os munícipes – todos os munícipes. Exemplo disso é o recém-inaugurado Skatepark de Santa Cruz, um equipamento que materializa o nosso compromisso com a promoção da atividade física e de estilos de vida ativos e saudáveis, com destaque para os mais jovens. Por outro lado, e para um público completamente distinto, apresentámos o projeto “Pedalar Sem Idade”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas. Uma iniciativa inclusiva que permite que idosos e pessoas com mobilidade reduzida desfrutem da liberdade de circular de bicicleta, ao mesmo tempo que combate o isolamento social.

Numa outra dimensão, destaco três iniciativas que recentemente contribuíram para congregar empresas e associações na promoção dos nossos ativos locais. Em primeiro lugar o Vinhos A.Gosto, realizado no Largo Wellington e que já se tornou numa referência incontornável na divulgação do vinho e da gastronomia de Torres Vedras. Em segundo lugar o ciclo Made in Torres Vedras, que tem vindo a revelar o potencial criativo da nossa terra, promovendo os seus produtos, atividades e ideias uma vez por mês nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho. Este ciclo continuará até dezembro a servir de momento de encontro, para mostrar aos torrienses que Torres Vedras é uma terra de talentos, cujas ideias e produtos são merecedores de destaque a nível regional e nacional. Por último, mas não menos importante, o Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal, realizado pela primeira vez este ano na recém-requalificada Praça Machado dos Santos. Este é um evento que decorre do Plano de ação da marca Torres Vedras e que deu a conhecer a produção regional de hortícolas e as suas utilizações na gastronomia, através de palestras, workshops, showcookings e provas de produtos.

Podemos dizer que esta edição da revista municipal celebra a capacidade de inovação e de cooperação das nossas comunidades. Mas na verdade é isso que a revista municipal faz em todas as suas edições: enaltecer cada projeto, cada evento, cada conquista do nosso território, mostrando o esforço coletivo de um Concelho que trabalha diariamente para construir um futuro melhor para todos os
seus cidadãos.

voltar ao topo ↑