Torres Vedras

Agenda

ECLÉCTRICA - Ciclo de performances Performact

Performact

Até 21 de julho 2021 | 20h00 às 22h00

Dança

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Ecléctrica, mais que uma simples mostra procura ser uma partilha, uma forma de energizar uma noite que traz ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras um pouco das várias realidades geradas por professores convidados e alunos no contexto do curso intensivo de intérprete de dança contemporânea Performact.

 

 

 

Programa

 

"PARCE QU’HIER N’A PLUS D'IMPORTANCE", de João Cardoso

"Um homem é feito de memórias. É tudo o que nós somos. Momentos capturados, o cheiro de um lugar, cenas repetidas vezes num pequeno palco. Somos memórias enfiadas em enredos - os contos que contamos a nós próprios sobre nós próprios, caindo através das nossas vidas até amanhã".

                                                                                               - Mark Lawrence

 

Criação: João Cardoso

Assistência coreográfica: Mariana Oliveira

Composição musical: João Cardoso

Intépretes/ co-criadores: Alicja Minc, Bart Nusink, Clemence Peytoureau, Francisca Rodrigues, Gustavo Magalhães, Irene Valesano, Massimiliano Arnone, Maxime Renaud, Nitzan Shafran, Ophelie Parot, Suevia Rojo

Música: Anne Muller: Driffting Circles, Solo?Repeat; Johann Johannson Sálfræðingur deyr (Remastered); Max Richter: Andante Loops Loscil - Endless Falls; Worrytrain - Prelude for Piano and Malaria; Tchaikovsky - Waltz of the Flowers

 

 

"A black cat walks between us", de Julio Cesar Ungo

As palavras movem-se, a música move-se, apenas no tempo. Mas o que é apenas viver, só pode morrer. As palavras, depois da fala, alcançam o silêncio, apenas pela forma, o padrão, as palavras ou a música podem alcançar a quietude. A quietude move-se perpetuamente na sua quietude, como a nota do violino. A coexistência. Ou dizer que o fim precede o princípio. E o fim e o princípio estiveram sempre lá antes do início e depois do fim e tudo é sempre agora. As palavras esticam, racham e por vezes quebram-se sob o peso, sob a tensão, escorregam, escorregam, perecem, apodrecem com imprecisão, não se mantêm no lugar, não ficam paradas. Vozes gritantes, repreensões, zombarias, tagarelices. Agora a luz cai sobre o campo aberto, o calor elétrico hipnotizando numa névoa quente de luz quente, absorvendo os que dormem no silêncio vazio. Esperem pela coruja precoce dos meus queridos naquele campo aberto! Estou aqui, ou ali, ou noutro lugar, no meu início!

 

Criação: Julio Cesar Ungo

Intérpretes: Adriend Fried, Anna Disse, Clémence Peytoureau, Emilio Bagnasco, Gregor Piskernik, Irene Valesano, Jean Loup Gayrard, Nicolas Sanchez, Romain Lutinier

 

 

"on the surface of; scratching", de Teresa Doblinger

A peça acompanha a protagonista numa viagem emocional que ela atravessa ao sentir-se forçada a enquadrar-se nas opiniões da sociedade sobre como se deve levar uma vida. "na superfície de; coçar" é uma performance totalmente autónoma, onde a dança, a música e o texto são parâmetros intrínsecos que se fundem um no outro de uma forma poética e lúdica, não tendo medo de visitar os cantos escuros da psique de um humano.

Performance e coreografia : Teresa Doblinger

Som: Teresa Doblinger

 

 

Performact

É fundada em 2016 fruto de uma colaboração entre Ilú Associação Dança-Teatro de Intervenção Urbana e a sua associação parceira Untamed Productions. Tem como principal objetivo preencher a lacuna educacional e formativa dos dias de hoje, que se baseia na sua grande maioria em cenários ideais o que nem sempre corresponde à situação real enfrentada no campo das artes, principalmente na posição de artista emergente. Procura formar bailarinos a um nível profissional com um rigoroso plano de ensino orientado para a área da performance no campo da dança contemporânea. É dada aos estudantes não só a oportunidade de trabalhar as suas próprias capacidades físicas e intelectuais com vários profissionais de renome nacional e internacional, mas também fornece conhecimentos complementares de produção, o que é essencial na formação de um intérprete e na sua percepção daquilo que é um espaço cénico e performativo.


Crédito Fotográfico: Ricardo Ambrózio


Atividade Gratuita


Lotação: 195
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Última atualização: 13.07.2021 - 10:01 horas
voltar ao topo ↑