Torres Vedras

Agenda

XXIII Turres Veteras - A misericórdia: história, arte e património - CANCELADO

Até 8 de maio 2021

Debate/Seminário XXIII Turres Veteras -  A misericórdia: história, arte e património

Evento já ocorrido

Local: Vários locais

Decorridos 500 anos sobre a fundação da Misericórdia de Torres Vedras, orienta-se o olhar para esta confraria e a sua multiplicação nas cidades e no mundo, como resposta ao aumento do número de pobres, num movimento de reforma da religiosidade e da assistência desde o final da Idade Média, substituindo o claustro pela urbe e criando laços de parentesco fictícios entre leigos.

Segue-se a instituição, século a século, entrecruzando a história, a arte e o património locais com a história nacional, procurando identificar e interpretar distintas materializações de novas formas de religiosidade: a imitação a Cristo e a sua Mãe - a Virgem da Misericórdia - protegendo sob o seu manto a humanidade.

O Encontro de história é organizado anualmente, sob um tema de relevo para o estudo da identidade e da memória do Município de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para a História de Portugal, sendo uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este ano, com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

O Encontro visa estimular o estudo e a investigação sobre a história local e regional, bem como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da história da cultura e mentalidades, da história da arte e do património.


Nota: Ação acreditada do CCPFC para os grupos de recrutamento 200 e 400 pelo Centro de Formação de Professores de Torres Vedras e Lourinhã.

Info: 261 310 485 | museu.rececao@cm-tvedras.pt 
Inscrições: tvedras.pt/turresveteras2021 (até 26 de abril)


Atividade Gratuita


Última atualização: 03.05.2021 - 19:41 horas
voltar ao topo ↑