Torres Vedras

Agenda

Bichos

Exposição de ilustração

Até 31 de julho 2021

Exposição Bichos

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

"Bichos" é uma exposição de João Vaz de Carvalho composta por um conjunto de ilustrações que realizou para cinco diferentes livros  de poesia para crianças, da autoria de escritores portugueses como Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria,  António Mota e  José Fanha, musicados e cantados por Daniel Completo. 

Os animais são uma presença constante na criação artística para crianças e jovens, e usados, por isso mesmo, em linguagens multidimensionais capazes de abranger a literatura, a ilustração e  a música, entre outras, criando momentos universais e irrepetíveis  em termos comunicacionais com estes públicos e servindo de estimulação e matriz para a construção de uma série de competências, interesses e  valores  para o Futuro.

Aproximando-se do tema anual da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino "Habitar, para uma arquitetura do Coração",  e entenda-se habitar o mundo, uma pequena floresta, um vasto oceano, uma casa, uma cabana,   o corpo ou o coração de alguém,  esta exposição é uma experiência pautada por cores e texturas, mas também  sons e  movimento, ajudando-nos a  estabelecer uma relação de proximidade com os outros, neste caso os animais, mas sobretudo ajudando-nos a  saber quem somos, de onde viemos e  para onde vamos, o que permitirá refletirmos,  em conjunto,  sobre  como queremos  construir  os lugares que habitamos e como deles vamos  cuidar, porque  é a atividade criadora  que nos faz seres projetados para o Futuro contribuindo para criar e modificar o presente.  

De um total de oitenta ilustrações realizadas para os referidos livros, foram escolhidas trinta procurando salientar o modo como as  imagens, apesar de afastadas da sua razão de ser original, possuem a capacidade de propor uma leitura autónoma, originando novas e diferentes  interpretações.

 

João Vaz de Carvalho
Nasceu no Fundão, em 1958. No início dos anos 80 trabalhou na oficina de Vasco Berardo, em Coimbra. Mais tarde, já em Lisboa, dedicou-se em exclusivo, primeiro à pintura e depois também à ilustração. Desde então participou em dezenas de exposições, individuais e colectivas, trabalhando com diversas galerias de arte. Simultaneamente, na qualidade de ilustrador, colaborou com muitos títulos da imprensa portuguesa e ilustrou dezenas de livros que estão publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, Inglaterra, Brasil, China e Coreia do Sul. Participou em inúmeras exposições de referência, em Portugal e no estrangeiro. Realizou projectos em áreas distintas, que vão desde a cerâmica atá ao desenho de marionetas.O seu trabalho tem conquistado dezenas de prémios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Portugal; 1º Prémio Tapirulan 2011, Itália; 1º Prémio Caricatura World Press Cartoon 2011, Portugal;  Communication Arts  Award of Excellence 2012, EUA; White Ravens 2013, Alemanha. Grand Prix of The Golden Pen of Belgrade Award, 2013, Sérvia;  3x3 Proshow (vários), EUA; Creative Quarterly (vários), EUA; Hiii Illustration Jury Award 2016, China. Fine Work Prize, JIA-Japan Illustration Award, 2017 Japan. Winner Applied Arts Photography & Illustration 2018, Canada. Honorary Mention Award, GIA-Global Illustration Award, China.

Info: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.03.2021 - 18:32 horas
voltar ao topo ↑