Torres Vedras

Agenda

Behind the Shadows

Exposição de Mariana Duarte Santos

Até 12 de junho 2021

Exposição Behind the Shadows

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Exposição que mostra parte de uma série de trabalho que a artista visual Mariana Duarte Santos tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. Nela figuram pinturas, desenhos e gravuras, baseados em still frames de séries de televisão americanas dos anos 50 e 60 como “The Twilight Zone”, “Hitchcock Presents”, “The Hitchcock Hour”, “Tales of Tomorrow” e “The Outer Limits”.

Nas palavras de Mariana Duarte Santos: "procuro reanimar e renovar estas imagens intensas que considero merecedoras de vida, isolando-as e apresentando-as sob um novo olhar. Escolhi representar imagens de séries de televisão em vez de filmes pois não queria que os atores fossem imediatamente identificáveis, procurei a beleza das imagens por si só em vez de um simples retrato de uma celebridade. Ao retirar estas imagens do seu contexto original, procuro também criar narrativas abertas que possam ser interpretadas de diferentes maneiras, por diferentes pessoas, para que delas possam surgir novas histórias ou interações imaginadas.

A gravura, especialmente a de maior formato, é uma técnica que pede bastante a atenção dos observadores, devido a todos os detalhes que são aparentes, principalmente nesta escala, enquanto que o cinema se faz de um conjunto de imagens fugazes que são consistentemente criadas e descartadas a cada milésimo de segundo. Interessa-me justapor esses dois géneros de imagens, aparentemente opostos, recriando a imagem fugaz através da técnica precisa e sólida da gravura, neste espeto a antíteses do vídeo, mas, tal como o vídeo, um tipo de trabalho que pode ser multiplicado (cada gravura faz parte de uma edição de 3 a 10 impressões). As gravuras foram crescendo em tamanho à medida que a série avançou (aproximando-se assim cada vez mais ao grande ecrã), a última gravura, até à data, mede 140x170cm e foi impressa com o recurso a um rolo compressor."


Mariana Duarte Santos
Mariana Duarte Santos nasceu em 1995, em Lisboa, e teve a sua formação artística no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual).

Tem participado em várias exposições individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro, em países como Espanha, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos da América. Em 2019 alarga o seu trabalho à esfera da arte no espaço público, realizando pinturas murais de grande escala. O seu trabalho é de natureza figurativa, centrado maioritariamente na pintura e na gravura, sendo bastante influenciado por outras áreas artísticas, como o cinema e a literatura.


Atividade Gratuita


Última atualização: 14.04.2021 - 17:38 horas
voltar ao topo ↑