Torres Vedras

Agenda

Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – como garantir a sua sobrevivência - ESGOTADO

Até 22 de maio 2021 | 10h00

Formação Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental

Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global.

Este workshop pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final deste workshop, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce do concelho de Torres Vedras; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas actualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.

 

Programa 

22 de maio

10h00
Receção dos participantes. Breve enquadramento das actividades a desenvolver.

10h10 às 13h00 (sessão teórica)
Breve história evolutiva dos peixes de água doce na Península Ibérica; taxonomia, biologia e ecologia das espécies; áreas de distribuição actuais; principais factores de ameaça à sobrevivência das espécies;  conservação (abordagens in situ e ex situ); métodos e técnicas de amostragem científica.


13h00 às 14h00
Intervalo para almoço

14h00 às 17h00 (sessão prática)
Demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca eléctrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa. Identificação das espécies capturadas.

Info: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt 
Formadora: Carla Sousa Santos (Bióloga, MARE-ISPA) 


Atividade Gratuita


Última atualização: 20.05.2021 - 13:26 horas
voltar ao topo ↑