Torres Vedras

Agenda

Ler a Valer

Oficina de Leitura, com Elsa Serra

Até 18 de abril | 18h00 às 20h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Escolar, Escola Básica Carlos Bernardes, Turcifal
Destinatários: Encarregados de Educação

Esta atividade integra o(s) programa Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência

Oficina realizada em sala, que visa incentivar para a leitura, englobando a “leitura em voz alta” como uma forma de expressão intimamente ligada ao texto. Será uma oficina prática em que cada participante irá encontrar e explorar de forma prazerosa as inúmeras possibilidades de interligação texto/voz, com jogos dinâmicos que trabalham a dicção, o ritmo único de cada texto, a respiração, a expressão corporal, a expressão vocal, o tom, as variadas vozes dentro da voz de cada um e a autenticidade de cada um a ler, jogos/dinâmicas que poderão dar continuidade com a/o professora no trabalho na sala de aula. “A leitura em voz alta constitui um excelente treino para a leitura silenciosa, que ela já supõe adquirida no essencial.” Jean Foucambert.

 

Nota biográfica

Elsa Serra, Contadora de Histórias desde 1999. Cofundadora da Associação Histórias Desenhadas e projeto Clic, onde tenho desenvolvido, enquanto animadora, contadora de histórias, e formadora de como contar histórias, ateliês de escrita criativa e de expressão dramática desde 1999. Trabalhou com a DGLAB, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Centro Nacional de Cultura e diversas Bibliotecas Municipais, Câmaras Municipais e Escolas, etc. Tem desde 2015 o Curso online de Contadores de Histórias e desde 2013, o projeto “Felizes para Sempre” histórias de vida e de amor, reais escritas e contadas por mim. Criei e desenvolve vários projetos de incentivo à leitura, e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, uma biblioteca itinerante onde leva a leitura em voz alta a todos, nomeadamente aos que estão sós, os mais velhos que vivem nas ruas estreitas do centro histórico de Lisboa, e pós pandemia (2021/22) realizei projeto com Sofia Freire d’Andrade artista plástica, arte/terapia, ambos os projetos possíveis porque ganhámos concurso BipZip da Câmara Municipal de Lisboa. Colabora com o PNL2027 https://www.pnl2027.gov.pt/np4/territorioleitor/elsaserra.html.

Ganhou o Prémio Especial, del III concurso Internacional Cuento en Corto: "A História da Velha" concurso organizado por Red Internacional de CuentaCuentos e representou Portugal como contadora de histórias a diversos festivais, São Paulo, Brasil, Buennos Aires, etc.

Conta já com vários livros publicados: O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004; “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, outubro de 2007; “Ungali”, pela Porto Editora, em janeiro de 2012 e “Monstra?” em 2015.

Inscrições: Professora Bibliotecária Joana Rodrigues - becre.conquinha@madeiratorres.com


Atividade Gratuita


Lotação: 25
acesso a público com mobilidade condicionada

Última atualização: 05.03.2024 - 17:12 horas
voltar ao topo ↑