Arquivo Municipal de Torres Vedras

O Arquivo Municipal de Torres Vedras pretende implementar as melhores práticas de gestão documental integrada, num esforço de melhoria contínua, com objetivos de eficácia e eficiência, com vista à satisfação de todas as expetativas de qualidade.
Além dos seus serviços de gestão documental, organiza os diversos fundos documentais e fornece a documentação e informação aos utilizadores internos e externos da Câmara Municipal de Torres Vedras.
História
As origens do Arquivo Municipal coincidem com o início do concelho de Torres Vedras, uma vez que o arquivo servia (e serve), em primeiro lugar, a instituição, sendo a sua documentação o reflexo do desenvolvimento das atividades quotidianas do Município de Torres Vedras, desde a sua fundação.
Torres Vedras obteve Carta de Foral de D. Afonso III, a 15 de agosto de 1250, embora a vila e o termo já possuíssem uma organização municipal incipiente, pelo menos desde o reinado de D. Sancho I (1185-1211).
No ano de 1744, o Arquivo da Câmara encontrava-se numa cela da prisão, no piso inferior dos Paços do Concelho. Um preso, procurando evadir-se, lançou fogo aos documentos, tendo ocorrido um incêndio no Arquivo, que levou à destruição quase total da documentação medieval e moderna do Concelho.
Em 1962, o Arquivo estava no Convento da Graça, onde funcionavam alguns serviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, para ali mudados em 1958. Mais tarde, passou para o edifício do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia. Desde 1997, encontra-se nas instalações da Câmara Municipal de Torres Vedras, na Avenida 5 de Outubro.
O Arquivo Municipal alberga o Fundo da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Câmara do Julgado da Ribaldeira, esta extinta em 1855, bem como outros fundos particulares. O documento mais antigo data de 1453. Tem Livros de Acórdãos/Atas desde 1596 e Livros de Registo da Câmara, desde 1602.
Serviços Prestados
- Pesquisa documental: Pesquisa presencial do Catálogo Local
- Acesso a documentos: Leitura presencial de documentos de arquivo | Fornecimento de reproduções de documentos | Fornecimento remoto de cópias de documentos
- Acesso à internet
- Animação Cultural: Organização de Encontros de História Turres Veteras | Produção de Exposições | Comemorações de Efemérides
- Edição: Edição de Estudos e Atas de Colóquios de temática local/nacional | Edição de Fontes Documentais | Edição de Guias, Catálogos e Inventários
- Educativos: Produção de visitas de estudo ao Arquivo | Apoio às escolas | Concursos escolares/prémios de investigação | Orientação de estágios para Técnicos Superiores e Técnicos Profissionais de Arquivo
- Apoio ao Utilizador: Apoio na elaboração de trabalhos científicos | Leitura e transcrição paleográfica | Uso de equipamento informático
- Referência: Resposta telefónica a perguntas dos utilizadores | Aconselhamento e orientação na investigação | Fornecimento de bibliografias
- Investigação: Investigação para Apoio aos Serviços da autarquia e/ou solicitações de outras instituições
Contactos
Av. 5 de Outubro 2560-270 Torres Vedras
Telefone: 261 320 736
Email:arquivo@cm-tvedras.pt
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira: 9h00 às 17h00