Capital Europeia da Economia Social 2021

O Município de Torres Vedras integra a Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021. Os objetivos desta rede passam por contribuir para as principais prioridades e objetivos estratégicos da União Europeia (UE), trabalhar ativamente com a UE na promoção dos valores e princípios da Economia Social e trabalhar em rede, potenciando a partilha de boas práticas no âmbito da Economia Social.

Além do Município de Torres Vedras, a Carta de Compromisso da Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021 também foi subscrita pelos municípios de Braga, Cascais, Coimbra e Sintra, assim como pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

O programa da Capital Europeia da Economia Social 2021 contempla eventos promovidos pelos vários municípios ao longo do ano, como conferências, formações, seminários, concertos e exposições, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, assinou a Carta de Compromisso à margem da conferência “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, que decorreu no Palácio Nacional de Queluz, a 29 de março, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na ocasião, Carlos Bernardes salientou que Torres Vedras foi o “primeiro município português a fazer parte da REVES — Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social” e desafiou os restantes autarcas a aderir à rede. O Centro Torriense de Estudos de Economia Social, o “Atlas da Economia Social do Concelho de Torres Vedras”, a distinção da Comissão Europeia em torno do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar e o acordo de cooperação com o município brasileiro de Araraquara estiveram em destaque na sua intervenção.

ESER 2020 - Modelo Canvas para a Economia Social

2 de junho de 2021 | quarta

A partilha de boas-práticas e a aquisição de conhecimentos em relação a experiências internacionais em torno da economia e desenvolvimento social são essenciais para o fomento da economia social local e regional. Esta edição do evento internacional ESER, que contará com peritos da (...)

Debate/Seminário

ESER 2020 - Como promover localmente a Economia Social?

9 de junho de 2021 | quarta

COSPRO | Social Missions | COSME, European Commission

22 a 23 de setembro 2021

"Competence sharing in Socially responsible PROcurement (COSPRO)" pretende organizar um conjunto de missões da economia social que suportem o lançamento de uma comunidade aberta / rede de práticas de compras públicas socialmente responsáveis entre os 6 países participantes (Itália, Espanha, (...)