Torres Vedras

Programas e projetos

Conteúdos desta página

  1. + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis
  2. Torres Vedras Consigo no Coração
  3. Cuidados Paliativos na Comunidade - Humanizar o Fim de Vida
  4. Estudo sobre tabagismo
  5. Estudo sobre Hábitos e Estilos de Vida
  6. Intervenção Precoce na Infância

+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis

O “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis” tem por objetivo desenvolver hábitos e estilos de vida saudáveis na população escolar do Concelho, numa perspetiva abrangente e integradora de promoção da saúde.

A estratégia de intervenção tem vindo a materializar-se na conceção e implementação de um plano de ação comum às entidades de ensino parceiras, para cada ano letivo, que contempla um diversificado leque de atividades.

Para o efeito, desde 2008 que a comunidade escolar, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tem vindo a participar em iniciativas de diversas temáticas como a alimentação, a atividade física, a higiene, a saúde oral, a prevenção de consumos, a sexualidade, o bullying, entre outras. 


Planos de Ação Anuais


Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social
Câmara Municipal de Torres Vedras
Silvia Silva
Telefone: 261 320 771
E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt


Torres Vedras Consigo no Coração

Destinatários: Comunidade em geral

Desenvolvido desde 2009

Parcerias

Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia de Silveira, Junta de Freguesia de Freiria, Fundação Portuguesa de Cardiologia, Novartis Farma SA, Agrupamento de Escuteiros de Escuteiros 1183 (Silveira), Intermarché da Silveira e Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).

O Programa “Torres Vedras Consigo no Coração” visa prevenir as doenças cardiovasculares através de um conjunto de ações que pretendem melhorar o controlo da hipertensão arterial (HTA) e a diminuição do risco cardiovascular global; e tem como objetivos específicos aumentar a notoriedade do conceito pressão arterial normal, promover a adoção de estilos de vida saudáveis que conduzem a uma redução da pressão arterial e do risco cardiovascular global e detetar e encaminhar para os respetivos médicos assistentes os indivíduos com hipertensão arterial ou outros fatores de risco não controlados.

Pretende contribuir para a obtenção de ganhos em saúde e aumentar a qualidade de vida das populações, através de um processo que visa criar condições para que estas sejam capazes de agir sobre os fatores determinantes da saúde, com o sentido de a melhorarem.

Este programa visa abranger a população em geral e/ou grupos etários específicos, definidos em função dos fatores determinantes e das estratégias que venha a ser gizadas.


Ações

Rastreios (Caracterização pessoal – avaliados a idade e sexo; Parâmetros antropométricos – peso, altura e perímetro abdominal; Parâmetros clínicos – valores de tensão arterial e antecedentes de diabetes, valores de glicemia, doença renal crónica, dislipidemia; e Parâmetros comportamentais – Hábitos e estilos de vida);

Workshops “Cozinhar e Bem Comer”;

Informação/sensibilização para a leitura do rótulo; Informação/sensibilização para a prática do exercício físico regular; Informação/sensibilização para uma alimentação saudável; e campanha de informação sobre a redução do sal, açúcar e gordura e avaliação do Programa.

 

Links úteis

Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social – Área de Atividade Física e Saúde
Câmara Municipal de Torres Vedras
Sandra Colaço
Telefone: 261 320 771
E-mail: sandracolaco@cm-tvedras.pt


Cuidados Paliativos na Comunidade - Humanizar o Fim de Vida

Destinatários: Doentes com doença crónica, prolongada, progressiva e terminal – doente paliativo.

Parcerias

  • Câmara Municipal de Torres Vedras
  • União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira
  • União de Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça
  • União de Freguesias de Dois Portos e Runa
  • União de Freguesias do Maxial e Monte Redondo,
  • Freguesia de Ponte do Rol
  • Freguesia do Ramalhal
  • Freguesia da Ventosa
  • Freguesia de S. Pedro da Cadeira,
  • Freguesia de S. Pedro, Santa Maria e Matacães
  • Freguesia da Silveira
  • Freguesia do Turcifal,
  • Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos
  • Associação de Socorros do Outeiro da Cabeça
  • Associação de Socorros do Turcifal
  • Associação de Solidariedade e Ação Social de Matacães
  • Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol
  • Associação de Solidariedade e Ação Social de S. Mamede da Ventosa
  • ASOCA – Associação de Solidariedade Social e de Socorros de Campelos
  • Casa do Povo do Maxial
  • Casa do Povo do Ramalhal
  • Casa do Povo de Runa
  • Centro Hospitalar de Torres Vedras
  • Centro Social e Paroquial da Silveira
  • Centro Social e Paroquial N. Sr.ª da Luz – Paradas
  • Centro Social e Paroquial de Torres Vedras
  • Lar de S. José – Fundação de Solidariedade Social

O âmbito deste projeto insere-se numa perspetiva de diferenciar e melhorar as respostas do apoio domiciliário e colmatar a resposta da saúde pública na comunidade ao nível dos cuidados paliativos, junto dos doentes, num processo de doença crónica avançada, irreversível, evolutiva, prolongada e terminal.

Este projeto consiste na prestação de técnicas de fisioterapia que, em conjunto com conhecimentos técnico-científicos dos cuidados paliativos, vão permitir a não agudização clínica e/ou o melhoramento de sintomas agudos associado à doença e suas comorbilidades.

A fisioterapia na área dos cuidados paliativos, considerada como uma terapêutica não farmacológica e adjuvante no controlo sintomático do doente, inclui ainda três componentes fundamentais: um programa de tratamento de saúde específico; apoio e educação ao doente e cuidadores familiares; e o aumento da qualidade de vida e preparação para a morte.

O projeto de fisioterapia paliativa aplicada ao doente paliativo no seu domicílio é um projeto inovador e pioneiro no Concelho de Torres Vedras e a nível nacional.

Em cuidados paliativos, o objetivo principal do tratamento não reside em prolongar a vida, mas sim em tornar a vida que resta tão suportável e significativa quanto possível!


Contactos

Juntas de Freguesia da Área de Residência;
Instituições Particulares de Solidariedade Social que prestam apoio domiciliário ao doente paliativo;
Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol (entidade promotora/gestora)
Telefone: 261 332 267
Telemóvel: 912 296 915
E-mail: geral@asasponterol.com


Estudo sobre tabagismo

A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis propôs aos municípios que dela fazem parte a participação num estudo dos hábitos tabágicos dos jovens, com o objetivo de elaborar um relatório e plano de ação interconcelhio.

O Concelho de Torres Vedras elaborou, neste âmbito, um estudo concelhio que tem como objetivo conhecer os hábitos tabágicos dos alunos do 9º ano, estudantes no concelho de Torres Vedras. Os resultados permitirão a partir do conhecimento da realidade, o planeamento e implementação de atividades, projetos ou programas de combate ao tabagismo adequados à realidade local deste concelho.

Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social
Câmara Municipal de Torres Vedras
Silvia Silva
Telefone nº: 261 320 771
E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt


Estudo sobre Hábitos e Estilos de Vida

Este programa tem como objetivo a realização de um diagnóstico aos hábitos de vida das crianças e jovens residentes no concelho de Torres Vedras, para que a partir do mesmo se desenvolva uma ação positiva coordenada com vista à obtenção de melhorias na saúde.

Este estudo desenvolve-se em duas fases complementares. A fase 1 tem como público-alvo o pré-escolar e 1.º ciclo, e abrange as temáticas da alimentação, atividade física e higiene. A fase 2 abrange os alunos do 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário e incide nas temáticas: ambiente familiar, alimentação, atividade física/desporto, tempos livres, autoavaliação do corpo e imagem corporal, ambiente escolar, consumo de tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de drogas, sexualidade (só ensino secundário) e saídas à noite (só ensino secundário). A segunda fase deste estudo encontra-se atualmente em atualização.


Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social
Câmara Municipal de Torres Vedras
Silvia Silva
Telefone nº: 261 320 771
E-mail: silviasilva@cm-tvedras.pt


Intervenção Precoce na Infância

Equipa Local de Intervenção de Torres Vedras

Parcerias: Câmara Municipal de Torres Vedras, Agrupamentos de Centros de Saúde – Oeste Sul, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras e Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares (Escola de referência para a Intervenção Precoce).

A Equipa Local de Intervenção de Torres Vedras (ELI) está atualmente integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce e é constituída por uma equipa com funcionamento transdisciplinar assente em parcerias institucionais, integrando representantes dos ministérios do Trabalho e Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, bem como da Câmara Municipal.

Esta equipa desenvolve e concretiza, a nível local, a intervenção do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), com o objetivo de garantir condições de desenvolvimento de crianças até aos 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade ou com risco grave de atraso no desenvolvimento, bem como as suas famílias.

Qualquer entidade poderá referenciar situações à ELI de Torres Vedras, através da ficha de Referenciação – Ficha de Referenciação.


Contactos

Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras - APECI
Rua António Augusto Cabral, n.º 13, 2560-307 Torres Vedras
Telefone:  261 335 700
E-mail: elitorresvedras@gmail.com


Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Inquérito à população de Torres Vedras sobre o perfil de saúde e os serviços de saúde
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprova criação de Cluster de Saúde do concelho de Torres Vedras
Imagem da Notícia COVID-19: Câmara Municipal de Torres Vedras mantém apoios sociais a situações de carência
Imagem da Notícia Torres Vedras implementa Plano Municipal para a Integração de Migrantes

Torres Vedras implementa Plano Municipal para a Integração de Migrantes

01.04.2021

O Município de Torres Vedras vai implementar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2020-2022. O instrumento foi aprovado na reunião de Câmara desta terça-feira, 30 de março, e resulta da aprovação de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). (...)

Imagem da Notícia Estratégia Local de Habitação do Município de Torres Vedras aprovada em reunião de Câmara
Imagem da Notícia Torres Vedras é Capital Europeia da Economia Social 2021

Torres Vedras é Capital Europeia da Economia Social 2021

29.03.2021

O Município de Torres Vedras integra a Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021. A rede foi formalizada esta segunda-feira, 29 de março, à margem da conferência “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”. (...)

Agenda / Desenv. social

Debate/Seminário
Debate/Seminário
Formação

ESER 2020 - Modelo Canvas para a Economia Social

Plataforma online

2 de junho de 2021 | quarta

A partilha de boas-práticas e a aquisição de conhecimentos em relação a experiências internacionais em torno da economia e desenvolvimento social são essenciais para o fomento da economia social local e regional. Esta edição do evento internacional ESER, que contará com peritos da (...)

Debate/Seminário

ESER 2020 - Como promover localmente a Economia Social?

Plataforma online

9 de junho de 2021 | quarta

A partilha de boas-práticas e a aquisição de conhecimentos em relação a experiências internacionais em torno da economia e desenvolvimento social são essenciais para o fomento da economia social local e regional. Esta edição do evento internacional ESER, que contará com peritos da (...)

Debate/Seminário
Debate/Seminário

COSPRO | Social Missions | COSME, European Commission

Plataforma online

22 a 23 de setembro 2021

"Competence sharing in Socially responsible PROcurement (COSPRO)" pretende organizar um conjunto de missões da economia social que suportem o lançamento de uma comunidade aberta / rede de práticas de compras públicas socialmente responsáveis entre os 6 países participantes (Itália, Espanha, (...)

voltar ao topo ↑