Torres Vedras

Oradores e Comissão científica

Oradores

Comissão científica

  • Carlos Neto (Professor jubilado da Faculdade de Motricidade Humana)
  • Ariana Cosme (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
  • Frederico Lopes (Faculdade de Motricidade Humana)
  • José Carlos Mota (Universidade de Aveiro)
  • Pedro Morouço (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria)



Carlos Neto, professor jubilado da Faculdade de Motricidade Humana (presidente)

Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.

Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e foi docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985 até 2021.

Lecionou as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança.

É docente na “Cooperativa de Ensino A Torre” desde 1972; Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH: Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Científico (2 mandatos); Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.

Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança.

As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento motor da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3); “Bullying” nos recreios escolares (recess) e em contextos desportivos (4); formação desportiva em crianças e jovens (5).

Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), foi representante Português da “International Play Association (IPA) entre 1990 e 2020.  Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School.

Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”.

É autor de vários dos livros, entre os quais se destaca: “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, “Bullying in Youth Sports Training: New Perspectives and Practical Strategies”, “Libertem as Crianças” e “Inovar em Cascais: Corpo Ativo, Cérebro Aprendente”.



Ariana Cosme, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto

É professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, realizou um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil onde é professora visitante.

Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão sobretudo no domínio da Escolaridade Obrigatória, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Câmaras Municipais, de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIPs e em Projetos de Inovação Pedagógica. Foi consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa.



Cecilia Vaca Jones

Cecilia é uma decisora política e consultora com mais de 20 anos de experiência na gestão de políticas e programas de desenvolvimento social. Mais notavelmente, foi Ministra do Desenvolvimento Social do Equador de 2013-2016, período durante o qual defendeu políticas para melhorar as condições das crianças, mulheres e comunidades indígenas, incluindo uma política intersetorial para o desenvolvimento da primeira infância.

Cecilia é atualmente conselheira sénior da Autoridade da Primeira Infância de Abu Dhabi (ECA) e, de 2016 a 2022, foi Diretora Executiva e Diretora de Programas da Fundação Bernard van Leer. Trabalhou também para várias organizações da sociedade civil, para a Organização dos Estados Americanos, para a UNDP e como professora universitária. Tem um Mestrado Executivo em Cidades pela London School of Economics, um Mestrado em Políticas Sociais para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Bolonha e uma licenciatura em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Equador.





Eduarda Aun

Eduarda Aun é gerente no programa Streets for Kids na Global Designing Cities Initiative (GDCI), onde ela apoia cidades na transformação de ruas em lugares mais seguros, sustentáveis e inclusivos, com foco especial nas crianças e seus cuidadores. Antes da GDCI, Eduarda trabalhou no Departamento de Transportes de Nova York e co-fundou o Coletivo MOB em sua cidade natal, Brasília. É mestre em Design e Ecologias Urbanas pela Parsons School of Design e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB).










Francisca Benitez B.

A Francisca é Gestora de Programas na equipa Streets for Kids da Global Designing Cities Initiative (GDCI). É apaixonada pela criação de ruas mais seguras e agradáveis para pessoas de todas as idades. Francisca também supervisiona projetos centrados no Desenvolvimento da Primeira Infância, reconhecendo a importância de ambientes urbanos inclusivos e estimulantes para as crianças pequenas.

Antes da sua função na GDCI, Francisca trabalhou como Associada de Planeamento na Kounkuey Design Initiative, onde ajudou municípios em toda a Califórnia a aceder a financiamento e a trazer com sucesso novos parques para bairros de baixos rendimentos que tinham acesso limitado a parques. Além disso, Francisca foi membro fundador da PlacemakingX, uma rede de impacto coletivo que inclui líderes de placemaking de todo o mundo.

A formação académica de Francisca inclui um mestrado em Planeamento Urbano pela Escola de Serviço Público Robert F. Wagner da Universidade de Nova Iorque. Também possui um bacharelato em Design Estratégico pela Pontificia Universidad Catolica de Chile.



Frederico Lopes, Faculdade de Motricidade Humana

Frederico Lopes é doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É professor de Desenvolvimento Motor na Faculdade de Motricidade Humana e investigador nas áreas do Jogo e Desenvolvimento Infantil, Psicologia Ambiental e Sociologia de Infância. Desempenha também funções de consultor e dinamizador de oficinas participativas para a criação de espaços de jogo e de recreio. É professor convidado pelo ISPA na lecionação de Ludicidade e Cultura em Educação, no âmbito do Mestrado em Educação do Pré-Escolar. É cofundador, vogal da Direção e Brinconauta do “1,2,3, Macaquinho do Xinês”, uma associação sem fins lucrativos, cuja missão é a defesa e a promoção de espaços e oportunidades para as crianças brincarem livremente nos diferentes contextos do seu quotidiano. Enquanto membro desta associação, faz parte do Brincapé, um consórcio formado com a APSI, que tem vindo a realizar intervenções em diferentes bairros e zonas históricas da cidade Lisboa, com o objetivo de criar novas oportunidades para as crianças brincarem na rua e ocuparem com mais autonomia o espaço público. É membro fundador da rede portuguesa da International Play Association (IPA Portugal) e representante português na International Play Association (IPA).  Reside em Lisboa com a sua esposa e duas filhas e é um ativista na sua comunidade e bairro, na promoção de práticas diárias de incentivo à autonomia, mobilidade ativa e apropriação do espaço público, por parte de crianças e de suas famílias. É pai, gosta de brincar e de passar tempo em família e com amigos, usufruir dos espaços verdes, e de escrever canções, cantar e tocar guitarra.



José Carlos Mota, Universidade de Aveiro

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Foi o Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020). Coordena vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial. Integrou a equipa de coordenação de várias iniciativas de inovação cidadã, nomeadamente o Laboratório Cívico de Santiago, o LABIC Laboratório de Cidadania Intercultural, este financiado pelo Portugal Inovação Social e o LABIC Maia, laboratório de cidadania para a inclusão. Paralelamente, participa em projetos de investigação no domínio da mobilidade em bicicleta. Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania (Vamos recuperar o património esquecido (2020), Futuros alternativos (2020), Vizinhos de Aveiro (2020), Compromisso Cidade (2021)). É autor de várias publicações nacionais e internacionais.



Pedro Morouço, Instituto Politécnico de Leiria

Doutorado em Ciências do Desporto e investigador no ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology.

Professor Adjunto do Politécnico de Leiria desempenhando, atualmente, as funções de Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Foi Fisiologista do Exercício no âmbito das Consultas de Atividade Física, na USF Santiago – Leiria e é embaixador da Portugal Ativo.

Apaixonado pelo Desporto, Exercício e Saúde, tenta atuar nestes domínios aproximando a teoria da prática.




Takaharu Tezuka e Yui Tezuka

Takaharu Tezuka
(arquiteto, presidente da Tezuka Architects e professor da Universidade da Cidade de Tóquio)

  • 1964 Born in Tokyo, Japan
  • 1987 B. Arch., Musashi Institute of Technology
  • 1990 M. Arch., University of Pennsylvania
  • 1990-1994 Richard Rogers Partnership Ltd.
  • 1994 Founded Tezuka Architects with Yui Tezuka
  • 1996-2008 Associate Professor, Musahi Institute of Technology
  • 2009- Professor, Tokyo City University

Yui Tezuka
(arquiteta e presidente da Tezuka Architects)

  • 1969 Born in Kanagawa, Japan
  • 1992 B. Arch., Musashi Institute of Technology
  • 1992-1993 The Bartlett School of Architecture, University College London
  • 1994 Founded Tezuka Architects with Takaharu Tezuka
  • 1999 Visiting Faculty, TOYO University
  • 2001 Visiting Faculty, TOKAI University
  • 2006 Visiting Professor, Salzburg Summer Academy
  • 2006 Visiting Professor, University of California, Berkeley
  • 2023 Visiting Professor, University of Tokyo

Prémios

  • The Best of All, OECD/CELE 4th Compendium of Exemplary Educational Facilities (2011, Fuji Kindergarten)
  • Prize of Architectural Institute of Japan for Design (2008, Fuji Kindergarten)
  • Japan Institute of Architects Award (2008, Fuji Kindergarten) (2015, Sora no Mori Clinic)
  • AR Award 2004, the Architectural Review (Echigo-matsunoyama Museum of Natural Science)
  • Good Design Gold Prize (1997, Soejima Hospital) (2013, Asahi Kindergarten)
  • Global Award for Sustainable Architecture 2017, UNESCO
  • Moriyama RAIC International Prize 2017 (Fuji Kindergarten), Royal Architectural Institute of Canada (RAIC)
  • BCS Prize (2018, Sora no Mori Clinic), Japan Federation of Construction Contractors
  • World Architecture Festival 2018, School Completed Buildings Winner (Muku Nursery School)
  • The Karic Brothers Award 2020
  • World Architecture Festival 2021, Completed Buildings - Religion - Winner (Niijima Chapel)
  • Winner of ArchDaily Building of the Year 2022 (Category: Religious Architecture) (Niijima Chapel)

 Exposições

  • 2004 Venice Biennale of Architecture
  • 2013 Carnegie International
  • 2018 Venice Biennale of Architecture “Freespace”

 Publicações

  • Takaharu + Yui Tezuka Architecture Catalogue 1-3. TOTO Publishing
  • Takaharu + Yui Tezuka NOSTALGIC FUTURE ERINNERTE ZUKUNFT, Jovis, 2009.
  • Tezuka Architects: The Yellow Book, Edited by Thomas Sherman & Greg Logan, Jovis, 2016

 


voltar ao topo ↑