Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Fábrica das Histórias

Público Escolar

Desafio em curtas metragens infantis | Histórias Inspiradoras

Até 30 de junho 2025
Desafio em animação de figuras que compreende oficinas de escrita criativa, oralidade, ilustração e animação de figuras.
Estabelecimentos escolares

Até 30 de junho 2025



Desafio em animação de figuras que compreende oficinas de escrita criativa, oralidade, ilustração e animação de figuras.
Destinatários alunos a frequentarem o 1º, 2º, 3º ciclos e secundário em escolas públicas e privadas (4 escolas), e um grupo de seniores.
Faixa(s) etária(s) 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo
Vagas por sessão 30
Local Estabelecimentos escolares

os desafios, lançados anualmente pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, desenvolvem-se em múltiplas áreas de expressão artística, estabelecem diálogos com públicos diferentes e são testemunho de que a preocupação deste espaço de cultura é não só permitir a fruição da Arte, mas sobretudo abrir-se à participação de outros, “artistas não oficiais”, recentrando as questões importantes do que é a arte e para que serve, e apostando no olhar surpreendido de quem se vê capaz de participar em processos.

Metodologia do Desafio:

Sessão 1. Enquadramento do projeto e apresentação do tema e subtema inerente ao grupo/escola – sessão dinamizada em sala de aula com técnico do SE.

Desenvolvimento de trabalho em escrita criativa, para posterior criação do guião e respetivas ilustrações que permitirão a consecução do filme.

Sessão 2. Análise do guião e trabalho de ilustração – sala dinamizada em sala de aula com técnico do SE.

Sessão 3. Recolha de vozes, com Rúben Monteiro e acompanhamento de técnico do SE – sala de aula.

Datas das sessões:

Grupo 1

Sessão 1- 11 de outubro – de manhã – sala de aula – apresentação; sessão escrita criativa

Sessão 2- 21 de outubro – de manhã – sala de aula - ilustração

Sessão 3- A definir com Rúben Monteiro, para a recolha do som e vozes

 

Grupo 2

Sessão 1- 11 de outubro – de tarde – sala de aula – apresentação; sessão escrita criativa

Sessão 2- 21 de outubro – de tarde – sala de aula – sessão ilustração

Sessão 3- A definir com Rúben Monteiro, para a recolha do som e vozes

 

Grupo 3

Sessão 1- 14 de outubro – de manhã – sala de aula – apresentação; sessão escrita criativa

Sessão 2- 23 de outubro – de manhã – ilustração

Sessão 3- A definir com Rúben Monteiro, para a recolha do som e vozes

 

Grupo 4

Sessão 1- 14 de outubro – de tarde – sala de aula – apresentação; sessão escrita criativa

Sessão 2- 23 de outubro – de tarde – sessão ilustração

Sessão 3- A definir com Rúben Monteiro, para a recolha do som e vozes

 

Grupo 5

Sessão 1- 16 de outubro – de manhã – sala de aula – apresentação; sessão escrita criativa

Sessão 2- 24 de outubro – de manhã – sessão ilustração

Sessão 3 – A definir com Rúben Monteiro, para a recolha do som e vozes

 

Regulamento 2024/25

Introdução

Num Desafio, que pretende juntar palavras, histórias, imagens e animação debaixo do mesmo teto, vamos aprender a construir uma história a partir de um mundo de pernas para o ar.

Os participantes envolvidos têm assim de juntar e cruzar a oralidade, a escrita, a ilustração e a animação, o que lhes vai permitir desenvolver, em simultâneo, competências comunicativas em áreas diferentes que se vão enlaçar com as novas tecnologias, que abrem as portas ao futuro.

Inventada a história e criado o guião cinematográfico, os fenómenos de expressão-comunicação linguística são finalmente trabalhados numa perspetiva integradora das outras formas em que se podem assumir, nomeadamente a expressão plástica, e nesta perspetiva os meninos e as meninas participantes vão dar cor e luz às histórias que inventaram, ou seja, ilustram-nas para, finalmente, lhes darem voz e alma, que é como quem diz animação.

O desenvolvimento da curiosidade, da imaginação, da criatividade e, posteriormente, o desenvolvimento da cooperação, do sentido crítico e da própria promoção da sensibilização aos valores estéticos, são o que define toda a interação necessária para que se consiga o produto final, ou seja, um pequeno filme de animação.

Este ano prevê-se que a criação da história e a sua ilustração voltem a ser feitas em contexto de sala de aula/atividades depois de oficinas orientadas pelo Serviço Educativo da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Assim, numa primeira situação os participantes em conjunto com os seus professores e/ou animadores contam com a presença e dinamização de uma sessão prática de trabalho sobre o subtema e uma oficina em escrita criativa e outra em ilustração, ambas ministradas por elementos da Fábrica das Histórias, a que darão continuidade os responsáveis pelos grupos envolvidos. A História final deverá ter, no máximo, até 5 mil palavras.

A “afinação” entre estas duas áreas e a animação é a forma encontrada para que as diferentes competências a explorar sejam partilhadas, interligadas e registadas devidamente, a fim de que a criança melhor compreenda o processo da criação e o seus olhar não fique focado apenas no produto.

Enfim, se a arte é essencial na vida, contribuindo de forma determinante para o desenvolvimento expressivo e para a construção da poética pessoal, acreditamos que neste projeto só pode acontecer se for explorada de forma multidimensional e não compartimentada.

Estamos certos também que a relação dos envolvidos com as diferentes áreas expressivas exige uma ponte que deve ser construída na interação de todos os técnicos responsáveis, porque um projeto tem o dever fazer refletir sobre o “COMO” CHEGARAM a tão brilhantes resultados.

  1. Temática 24/25

“Histórias inspiradoras”

 

Com base no livro “O ponto” de Peter H. Reynolds, sugere-se a reflexão sobre as várias histórias ouvidas, desde tenra idade e que são uma importante ferramenta na formação da identidade e dos valores. Com elas, os participantes entram num mundo imaginário sem fim, concebendo novas descobertas, desenvolvendo a sua capacidade cognitiva e a sua inteligência emocional.

 

Esta temática insere-se no assunto geral “Histórias inspiradoras”.

 

“O ponto” de Peter H. Reynolds

Nesta inspiradora e cativante história, Reynolds demonstra o poder de um pequeno encorajamento. Uma narrativa textual e pictórica mínima traduzem a frustração de Vera que amua junto à sua folha em branco no final da aula de desenho: “Eu não sei desenhar!” A professora sabiamente responde: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva.” A renitente rapariga pega num marcador e crava-o na folha fazendo um pequeno ponto. A professora devolve a folha à Vera e pede: “Agora, assina.” Quando a Vera regressa na semana seguinte, encontra o seu desenho assinado pendurado por cima da secretária da professora, o que inspira a potencial artista a voos mais altos. Algumas páginas mais tarde, são-nos revelados os inúmeros pontos da Vera (até mesmo uma pequena escultura com o mesmo motivo) na exposição de arte da escola, onde um rapaz a elogia por ser uma “artista incrível”. Quando ele insiste na ideia de não saber desenhar, a Vera vai emular a professora no seu exemplo de encorajamento. Feitas em aguarela, tinta e chá, as simples e delicadas ilustrações de Reynolds exalam frescura e um tom quase infantil. Oferecendo um raro equilíbrio entre subtileza e hipérbole, este álbum de pequeno formato dará aos jovens artistas mais reticentes o estímulo e o encorajamento necessários à espontaneidade na sua expressão artística. Reynolds consegue exatamente o mesmo que a sua personagem principal: criar um trabalho notável a partir de um início enganadoramente simples.


Peter H. Reynolds ,Publishers Weekly

2. Metodologia

Partimos para este desafio com a contação da história “O ponto” de Peter H. Reynolds e a visualização do filme “O Sr. Jaime” uma sessão de trabalho prático sobre a temática e um conjunto de inputs que encadearão a dinâmica de escrita criativa que depois dará lugar a um guião e a tudo o mais o que seja necessário para a criação dos filmes.

 

A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, porque só tem possibilidade de fazer a produção e montagem de trabalhos provenientes de cinco grupos, fará a sua escolha por ordem de inscrição dando preferência aos grupos que não participaram em anteriores desafios.

 

Os participantes inscritos no desafio (a data de inscrição é até 7 de outubro de 2024)são convidados a criarem uma história. 

 

Essa história será construída em contexto de sala de aula com a presença de um elemento da Fábrica das Histórias que irão promover e dinamizar a oralidade e a escrita criativa sendo que depois a mesma poderá vir a ser concluída e reajustada com o professor ou animador.

 

Findo o trabalho de escrita, todos os participantes se vão confrontar com a necessidade de alimentarem a criatividade dando “luz” à história, isto é, ilustrando-a, desenhando, pintando, recortando, colando… num trabalho que permita a descoberta da plasticidade da linguagem escrita. Por isso, à escrita do guião, se segue a ilustração da história cuja primeira sessão também é dinamizada, em contexto de sala de aula, por um elemento do Serviço Educativo.

 

O trabalho de ilustração (personagens e cenários) deve estar concluído conforme calendário apresentado.

 

Mas a aventura não se fica por aqui, porque as aventuras vão sempre longe no tempo e no espaço, não se chamassem aventuras. Assim, a partir das ilustrações que por sua vez seguiram um guião, vão participar nos diálogos estabelecidos entre as personagens numa atividade de recolha de vozes e instrumentalização de sons.

 

Finalmente, um profissional de animação digital trabalhará todos os elementos recolhidos transformando-os num filme por turma. Caber-lhe-á fazer deslizar nuvens e balões, por a voar patos e papões, fazer crescer casas sejam elas palácios, buracos minúsculos e tenham ou não portões.

 

O que é preciso para tudo isto acontecer?

 Para partir nesta aventura é necessário que crianças, educadores e professores acreditem em “seis impossíveis, pelo menos, antes do pequeno almoço”, como dizia a Alice do livro de Lewis Carroll.

 

2. Objetivos do desafio

†Estimular a criatividade e o imaginário das crianças;

†Promover o desenvolvimento de competências nas áreas da expressão artística;

†Promover oportunidade de trabalhos transversais, nomeadamente nos domínios da Língua Materna, Artes plásticas e Tecnologias de Informação e Comunicação. 

 

4. Destinatários

Crianças a frequentarem o ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e os seus professores e um grupo de participantes seniores. (Dá-se preferência aos grupos que nunca tenham participado em anteriores desafios)

5. Prazos

Os responsáveis de sala devem enviar a Ficha de Inscrição para este Desafio até ao dia 7 de outubro.   

Depois, atendendo a que este Desafio se desenrola em fases distintas, devem os participantes (professores e/ou animadores) assumirem a responsabilidade de abrirem as portas da sala de aula para uma sessão de trabalho prático de campo com relação ao subtema da Curta e outra para a dinamização em oralidade e escrita criativa (que desencadeará a criação da história) para uma sessão de dinamização em técnicas e materiais de ilustração (que desencadeará a ilustração da história) e, finalmente, uma sessão para a recolha de sons e das vozes que entram nos diálogos.

As datas que forem sendo indicadas pelos técnicos que acompanham o desenrolar de todo o processo criativo devem ser cumpridas. O não cumprimento das datas implica exclusão.

†- Trabalho de escrita criativa/construção de um guião - até novembro de 2024

† - Trabalho de ilustração de personagens e cenários - até 3 de março de 2025

Após estas duas fases os participantes são contactados para se proceder à gravação de vozes e sons - concluído até ao dia 10 de março de 2025.

- Entrega das curtas finais por parte do técnico da montagem do filme - até ao dia 26 de maio de 2025

- Apresentação das curtas no Teatro-Cine- 7 de junho2025

 

Tendo em conta o tempo necessário para a montagem de cada filme alerta-se que os participantes que não cumprirem os prazos definidos, ficarão excluídos do desafio.

6. Divulgação/Apresentação dos trabalhos

Será feita uma apresentação pública de todos os trabalhos no Teatro-Cine de Torres Vedras no mês de junho.

 

7. Direitos de Autor

Os autores dos trabalhos cederão inteiramente à Fábrica das Histórias- Casa Jaime Umbelino/Câmara Municipal de Torres Vedras, os direitos de autor. Salvaguarda-se que a autoria dos trabalhos será sempre divulgada.

 

8. Filmes curtas

Promoção dos filmes por parte da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino
Rua Maria Barreto Bastos, n.º 36, Torres Vedras
Telefone: 261 315 428 | 261320738
E-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt

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