Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Quero ser Cientista

Público Escolar

Cientistas vão à escola - Patrícia Jordão

17 de janeiro a 30 de maio 2025
Área: Arqueogeologia
Estabelecimentos de ensino

17 de janeiro a 30 de maio 2025



Área: Arqueogeologia
Destinatários 9º ano e ensino secundário. Dá-se preferência 12º>11º>10º>9º
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário
Local Estabelecimentos de ensino

Um cientista vai à escola para partilhar o seu percurso de vida, a importância da sua investigação para a ciência, alguns resultados e metodologias que permitem conhecer melhor o dia-a-dia de um cientista que estuda esta temática.

As atividades serão agendadas para o período entre janeiro e maio e realizar-se-ão nos estabelecimentos de ensino. A data e hora será acertada com o cientista e com o professor de acordo com as preferências de ambos.

Nota: Dá-se preferência a turmas do ensino secundário. O critério ano de ensino sobrepõem-se ao critério de ordem de inscrição mencionado no regulamento do programa pedagógico (12º> 11º> 10º> 9º, nas inscrições recebidas até 25 de outubro.

Nota sobre a cientista Patricia Jordão

Doutorada em Geologia, Geodinâmica Externa (Instituto Dom Luiz/Faculdade de Ciências-U Lisboa

Mestre em Geoarqueologia (Faculdade de Ciências -ULisboa)

Licenciatura em História, variante arqueologia (Faculdade de Letras - ULisboa)

Com esta partilha pretende estabelecer uma aborgadem da Geoarqueologia como disciplina de interface entre as Ciências da Terra e a Arqueologia, que estuda a relação das comunidades do passado com o meio físico (paisagem e recursos naturais).

A evolução da paisagem a partir do Quaternário, os recursos abióticos e o território explorado pelas comunidades pré-históricas no Calcolítico, a partir dos dados do Castro do Zambujal.

Como trabalha o geoarqueólogo: os métodos da geologia em resposta a questões arqueológicas.

Queres ser geoarqueólogo?

Info:261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt
Nota: A atividade realiza-se em data a combinar

Inscrever Público Escolar