Quero ser Cientista
Público Escolar
Cientistas vão à escola - Joaquim Ferreira
Em permanência
Área: saúde, neurologia
Estabelecimentos de ensino
Em permanência
Área: saúde, neurologia
Destinatários 9º ano e ensino secundário. Dá-se preferência 12º>11º>10º>9º.
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário
Local Estabelecimentos de ensino
Um cientista vai à escola para partilhar o seu percurso de vida, a importância da sua investigação para a ciência, alguns resultados e metodologias que permitem conhecer melhor o dia-a-dia de um cientista.
As atividades serão agendadas para o período entre janeiro e maio e realizar-se-ão nos estabelecimentos de ensino. A data e hora será acertada com o cientista e com o professor de acordo com as preferências de ambos.
Nota: Dá-se preferência a turmas do ensino secundário. O critério ano de ensino sobrepõem-se ao critério de ordem de inscrição mencionado no regulamento do programa pedagógico, 12º> 11º> 10º>9º, nas inscrições recebidas até 25 de outubro.
Nota sobre o cientista Joaquim Ferreira
Joaquim ferreira é um cientista torriense de reconhecimento internacional. As suas principais áreas de interesse são a doença de Parkinson, doenças do movimento, farmacologia clínica, distonias, Doença de Huntington e educação médica.
Professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, diretor de um Grupo de Investigação no Instituto de Medicina Molecular e diretor clínico do CNS-Campus Neurológico Sénior.
O seu interesse pelas doenças do movimento começou ainda durante o curso de medicina, sendo atualmente co-diretor do Painel de Doenças do Movimento da Academia Europeia de Neurologia e ex-Presidente da Secção Europeia da Sociedade Internacional de Doença de Parkinson e outras Doenças do Movimento.
Info:261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt
Nota: A atividade realiza-se em data a combinar