Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Quero ser Cientista

Público Escolar

Cientistas vão à escola - Marta Marques

Em permanência
Área: Biotecnologia, Bioquimica
Estabelecimentos de ensino

Em permanência



Área: Biotecnologia, Bioquimica
Destinatários 9º ano e ensino secundário. Dá-se preferência 12º>11º>10º>9º
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário
Local Estabelecimentos de ensino

Um cientista vai à escola para partilhar o seu percurso de vida, a importância da sua investigação para a ciência, alguns resultados e metodologias que permitem conhecer melhor o dia-a-dia de um cientista que estuda esta temática.

As atividades serão agendadas para o período entre janeiro e junho e realizar-se-ão nos estabelecimentos de ensino. A data e hora será acertada com o cientista e com o professor de acordo com as preferências de ambos.

Nota: Dá-se preferência a turmas do ensino secundário. O critério ano de ensino sobrepõem-se ao critério de ordem de inscrição mencionado no regulamento do programa pedagógico (12º> 11º> 10º> 9º, nas inscrições recebidas até 25 de outubro.

Nota sobre a cientista Marta Coimbra Marques

Licenciou-se em Engenharia Biológica pelo IST-UTL em 2007, após ter realizado um estágio de um ano como investigador de licenciatura no Laboratório de Micologia, no LNIV, INRB-IP onde desenvolveu e validou um método HPLC para determinação de micotoxinas, em culturas e alimentos para animais. Depois de se formar, tornou-se investigadora no Laboratório de Micologia, trabalhando no projeto intitulado Segurança Alimentar - Formando uma plataforma europeia para proteger os consumidores contra riscos para a saúde (SAFEFOOFERA). Em 2008 começou a trabalhar como estudante de investigação no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa e obteve o Doutoramento em Bioquímica em dezembro de 2014. O trabalho de investigação no ITQB centrou-se na caracterização funcional, estrutural e espectroscópica da uma enzima bacteriana altamente ativa, onde foram combinados métodos de bioquímica, espectroscopia, cristalografia de raios X, biologia molecular e eletroquímica. Em 2015, iniciou como investigadora de pós-doutoramento no Laboratório Dr. Nuno Santos (IMM)no desenvolvimento de uma estratégia inovadora para desenvolver potentes inibidores de fusão peptídica direcionados à membrana, para terapia antiviral.

Desde novembro de 2016 integra o grupo de investigação do Laboratório Dr. Gonçalo Bernardes (IMM), a trabalhar com proteínas e anticorpos relevantes no cancro.

Info:261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt
Nota: A atividade realiza-se em data a combinar

Inscrever Público Escolar