Quero ser Cientista
Público Escolar
Cientistas vão à escola - Cátia Pinto
Em permanência
Área: Microbiologia/Digitalização da Agricultura
Estabelecimentos de ensino
Em permanência
Área: Microbiologia/Digitalização da Agricultura
Destinatários 9.º ano e ensino secundário
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário
Local Estabelecimentos de ensino
Um cientista vai à escola para partilhar o seu percurso de vida, a importância da sua investigação para a ciência, alguns resultados, e metodologias que permitem conhecer melhor o dia-a-dia de um cientista que estuda esta temática.
Biografia de Cátia Pinto
Cátia Pinto integra neste momento a equipa da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas(CONFAGRI). Foi secretária executiva da Associação SFCOLAB (Smart Farm Colab), um Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Doutorada em Genética Molecular pela Universidade de Reims Champagne Ardenne (França) e pela Universidade de Aveiro. Anteriormente foi diretora numa start-up AgTech, com sede em Sacramento nos EUA e com ênfase na modelação da funcionalidade do solo para o aumento da produtividade e recuperação da saúde e fertilidade do solo. Tem expertise na digitalização das comunidades microbianas associadas com plantas e o solo, e na caracterização de potenciais agentes de biocontrolo, para uma agricultura sustentável. É autora dos primeiros resultados de investigação e de desenvolvimento a nível mundial acerca da interação vinha-microrganismos.
Informações: 261 320 712 | querosercientista@cm-tvedras.pt
Nota:
As atividades realizar-se-ão nos estabelecimentos de ensino. A data e hora será acertada com a cientista e com o professor, de acordo com as preferências de ambos.
Dá-se preferência a turmas do ensino secundário. O critério "ano de ensino" sobrepõem-se ao critério de "ordem de inscrição" mencionado no regulamento do programa pedagógico (12º> 11º> 10º> 9º, nas inscrições recebidas até 25 de outubro. Após esta data, as inscrições passam a ser selecionas pela ordem de inscrição.