Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Quero ser Cientista

Público Escolar

O Cetemares no teu laboratório | Pera Rocha - do campo ao muffin


Ciência e Tecnologia

2 a 30 de novembro 2026
Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia | Data e horário a combinar
Estabelecimento de ensino

2 a 30 de novembro 2026



Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia | Data e horário a combinar
Destinatários Ensino secundário
Faixa(s) etária(s) ensino secundário
Vagas por sessão 1 turma
Local Estabelecimento de ensino

Os investigadores do Cetemares dão a conhecer os seus projetos de investigação e desenvolvem uma atividade prática no teu laboratório!

A atividade será dinamizada em data e horário a combinar.

Dinamização: Cetemares |  MARE - Universidade de Leiria e Oeste

Investigador: Joaquina Pinheiro

Tema: Sustentabilidade

Conteúdo: Desperdício zero, Alimentação, Pera Rocha, Alga

Público-alvo: Estudantes do Secundário

Duração: 90 minutos

Descrição: Neste workshop, a “estrela” é a Pera Rocha e iremos demonstrar como um único ingrediente pode ser utilizado na sua totalidade, desde a polpa, a casca e sementes, respeitando os princípios da economia circular, da alimentação sustentável e da valorização de alimentos locais e nacionais. Faremos uma introdução sobre economia circular na alimentação, sustentabilidade e formas simples de reaproveitar alimentos no dia a dia. A ideia é transformar a pera no muffin artesanal, onde as cascas podem ser desidratadas e integradas na massa, e/ou as sementes podem dar origem a um xarope que, quando combinado com algas, se transforma numa geleia natural, rica em minerais e sabor. Desta forma, damos a conhecer o potencial dos recursos marinhos portugueses na gastronomia contemporânea. No final haverá também a partilha e degustação, promovendo reflexão sensorial e troca de ideias

Material necessário: Utensílios, equipamentos e ingredientes para a elaboração do bolo e geleia.

Exceções ao regulamento:

- A segunda inscrição numa mesma escola é efetuada após agendamento das primeiras atividades nas outras escolas do ensino secundário, a menos que se sobreponha a possibilidade de articular a logística do transporte dos investigadores com outra temática a dinamizar na escola ou em outra escola do concelho.

-As escolas/turmas que apresentem inscrição serão comunicadas aos investigadores, ordenadas de acordo com o regulamento e a exceção ao mesmo acima descrita, tendo também estes investigadores a possibilidade de selecionar a escola/turma/ano de escolaridade, caso manifestem esse interesse.

- Caso a dinamização da atividade necessite de material especifico que a escola não possua e não haja possibilizar de ser facilitado pelo Cetemares, a atividade não será considerada elegível para ser desenvolvida nesse estabelecimento.

Info: 261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt |

Esta atividade está alinhada com a abordagem STEAM:

STEAM A sigla STEAM representa cinco áreas do saber que se cruzam cada vez mais na educação e no percurso dos alunos: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts), Matemática (Mathematics). Esta abordagem é uma oportunidade para fortalecer e articular os diversos serviços educativos municipais numa lógica colaborativa, inovadora e alinhada com os desafios do século XXI, promovendo uma aprendizagem ativa, criativa e multidisciplinar.

Inscrever Público Escolar