Biblioteca Municipal
Workshop «Preparar os profissionais da educação para a promoção da motivação para a leitura em crianças e jovens», com Vera Monteiro
12 de março de 2025 | quarta
14:00 às 18:00
Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários Professores, psicólogos e outros agentes educativos
Faixa(s) etária(s) adultos, professores
Sinopse
Iremos trabalhar um conjunto de estratégias pedagógicas para apoiar professores e outros profissionais da educação na promoção da motivação dos alunos para a leitura.
A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens. As atividades de leitura estimulam a imaginação, desenvolvem a linguagem e enriquecem o vocabulário das crianças. Através da leitura regular e compartilhada elas têm a oportunidade de explorar novos mundos, de compreender diferentes culturas, de desenvolver a empatia, competências essenciais para o seu desempenho escolar.
Para que isto aconteça são necessários recursos e estratégias pedagógicas que contribuem para o envolvimento na leitura. Neste workshop iremos analisar algumas dessas estratégias, a justificação para a sua implementação, e discutiremos algumas recomendações sobre a aplicação adequada na sala de aula e fora da sala de aula.
Biografia
Obteve a sua licenciatura e mestrado em Psicologia da Educação no ISPA e o seu doutoramento na mesma área pela Universidade de Lisboa. É membro do corpo docente do ISPA desde 1991. Ao longo dos anos tem lecionado diferentes disciplinas no currículo do Mestrado Integrado em Psicologia, nomeadamente Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Educação, Avaliação e aprendizagem e Seminário de Tese. Para além da docência, é investigadora na Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação I & D (UIPCDE) no ISPA. As suas investigações centraram-se nas áreas das Interações Sociais, Motivação para a aprendizagem e Avaliação Pedagógica. Em particular, estuda a motivação para a Língua Portuguesa e Matemática e a sua relação com o ambiente da sala de aula, motivação dos professores, avaliação escolar, desempenho e idade, entre outros aspetos. No campo das Interações Sociais, investiga particularmente a tutoria e os benefícios (cognitivos, motivacionais e emocionais) derivados dela pelos sujeitos que nela participam. Alguns dos seus projetos foram subsidiados pela FCT no âmbito da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação I & D (UIPCDE) do ISPA. Foi eleita para o Comité Executivo da EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) em agosto de 2009. É atualmente Presidente do Conselho Pedagógico do ISPA.
Email: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt
Tel. 261320747