Torres Vedras

COVID-19: Centro de testes

Conteúdos desta página

  1. Centro de testes à COVID-19
  2. Perguntas frequentes

Centro de testes à COVID-19

O concelho de Torres Vedras conta com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes realizam-se cinco dias por semana (segunda, quarta, quinta, sexta e sábado), das 9h00 às 13h00, no Pavilhão Multiusos da ExpotorresO acesso poderá ser feito pela porta principal do Pavilhão Multiusos da Expotorres, que se encontra na Rua do Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras.

Sublinhe-se que os testes são gratuitos mas encontram-se sujeitos a prescrição pela Linha SNS24 ou pela Área Dedicada COVID-19 (ADC) do Centro de Saúde de Torres Vedras, com posterior marcação para data e hora específicas.

Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).

Consoante os critérios de gravidade, os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito de COVID-19 se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.

Caso seja indicada a realização do teste à COVID-19, as marcações para o centro de testes podem ser feitas através do número 910 014 000, todos os dias, das 9h00 às 13h00. No processo de marcação, deverão ser facultados os seguintes dados:

  • Nº de prescrição
  • Nome
  • Nº de utente do SNS
  • Telefone
  • Data de nascimento
  • E-mail

Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão. A prioridade estabelecida para o teste à COVID-19 é a seguinte:

  1. Doentes com critérios de internamento hospitalar;
  2. Recém-nascidos e grávidas;
  3. Profissionais de saúde sintomáticos;
  4. Contactos sintomáticos de casos confirmados;
  5. Doentes com comorbilidades, nomeadamente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa, ou estados de imunossupressão;
  6. Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
  7. Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.

Perguntas frequentes

  • Como é feito o teste?
    O teste é realizado de forma rápida e indolor. Consiste numa recolha de exsudado (secreções) com auxílio de uma zaragatoa (cotonete gigante) em ambas as narinas e outra recolha ao nível faríngeo (garganta).

  • Quem realiza os testes?
    Os testes são realizados por uma enfermeira.


  • Qual o tempo estimado de espera entre a marcação e a realização do teste?
    A realização dos testes laboratoriais deverá ser realizada no prazo máximo de 48 horas, após contacto pelo doente ou seu representante.

  • Tenho um código de acesso para realizar o teste: sou suspeito de COVID-19?
    Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38º) ou dificuldade respiratória (dispneia) são considerados suspeitos de COVID-19.

  • Tenho um código de acesso para realizar o teste: posso fazer o teste noutro local?
    Sim. Se tiver um código de acesso poderá contactar um dos laboratórios de referência da lista publicada pela Direção-Geral da Saúde ou contactar o Centro de Testes à COVID-19 de Torres Vedras.

  • Tenho marcação para realizar o teste: vou cruzar-me com outros suspeitos de COVID-19?
    As marcações são feitas para que os testes se realizem de 10 em 10 minutos, evitando que os utentes se cruzem entre si. Sublinhe-se que o centro de testes conta com circuitos distintos de entrada e saída.

  • Necessito de fazer alguma preparação antes de realizar o teste?
    Não. Se o paciente estiver com rinorreia (corrimento nasal) abundante será pedido para que se assoe antes de realizar o exame.

  • Devo levar máscara? E luvas?
    Será fornecida uma máscara quando o paciente chegar ao local, onde também será feito o registo de temperatura e a passagem das mãos por uma solução de álcool-gel. Não é necessário levar luvas.


  • Posso ir acompanhado?
    É preferível que se dirija ao centro de testes sozinho.


  • O que devo fazer depois de realizar o teste?

    Depois de realizado o teste deve dirigir-se a sua casa, aguardar pela comunicação dos resultados do teste e por indicações da autoridade de saúde local.

    O resultado do teste será comunicado através de e-mail e, excecionalmente, por chamada telefónica.


Notícias / COVID-19

Imagem da Notícia Organizações de economia social apoiadas financeiramente pela Câmara Municipal
Imagem da Notícia Espaços municipais renovaram a certificação “Covid Safe”

Espaços municipais renovaram a certificação “Covid Safe”

16.06.2021

Os espaços de atendimento ao público da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, e da Agência Investir Torres Vedras receberam, pela segunda vez, a certificação “Covid Safe” da APCER. (...)

Imagem da Notícia Novos postos de vacinação contra a COVID-19 foram criados no Concelho
Imagem da Notícia Vasco Ribeiro venceu o Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House
Imagem da Notícia Cerimónia do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio realizou-se em Torres Vedras
Imagem da Notícia COVID-19: Programa Municipal de Apoio Extraordinário está em vigor há um ano
voltar ao topo ↑