Programa Pedagógico - Câmara Municipal de Torres Vedras

Quero ser Cientista

Público Escolar

Maleta - Lab in a box

Até 23 de junho 2025
Maleta com propostas de experiências
Estabelecimento de ensino

Até 23 de junho 2025



Maleta com propostas de experiências
Destinatários 4º e 5º anos
Faixa(s) etária(s) 1º ciclo, 2º ciclo
Vagas por sessão 1 turma
Local Estabelecimento de ensino

 O Lab in a Box (LiB) é um projeto pedagógico pioneiro, desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência e pelos seus parceiros, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.

Pensado para desenvolver nos alunos o deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica, usa como base o ensino experimental e o método científico.

Com este objetivo, o LiB desenvolve, produz e implementa nas escolas, um kit educacional de experiências científicas – o kit “Lab in a Box” – portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos.

O “Lab in a Box” é um projeto em parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras  e O Instituto Gulbenkian da Ciência, estando a ser implementado no concelho de Oeiras.

Em Torres Vedras o serviço educativo Quero ser Cientista possui uma maleta dirigida ao 4º ano e outra dirigida ao 5º ano, disponível para ser requisitada pelos professores destes ciclos de ensino.

NOTAS:

1) A maleta pode permanecer na escola por um período de um mês.
2) A maleta será levantada ou entregue no Centro de Educação Ambiental.
3) Após utilização dos materiais, estes deverão ser devidamente acondicionados na maleta e registado algum evento relacionado com extravio e desgaste do material.

4) O professor pode fazer a requisição da maleta mais do que uma vez, no entanto dá-se prioridade aos primeiros agendamentos da maleta de cada grupo interessado (nas inscrições recebidas até dia 20 de dezembro)

Experiências dirigidas ao 4º ano- lab in the box 4º ano:

Experiências Lab in a Box – LAB in a BOX (igc.pt)

- A pele -escudo protetor (O que acontece quando a “pele” de um tomate sofre um “ferimento”? Para que serve a higienização e proteção das feridas?)

- Menu para animais marinhos (Que seres vivos vivem na área de contacto entre a terra e o mar?  Porque é que o plástico é tão perigoso para a fauna marinha e ecossistemas?)

- Chuva debaixo dos meus pés (Como se formam as reservas de água subterrânea? Como é que a ação humana interfere com a água subterrânea?)

- A pele - termómetro humano (A nossa pele consegue medir a temperatura como um termómetro?)

- Auditoria ambiental (Como é que o nosso consumo de energia e outros recursos afeta o ambiente? De que forma produzimos resíduos ou desperdício?)

- Somos mais verdes (Como promover uma escola mais “verde”? Como melhorar o desempenho ambiental da sala de aula/escola?)

Experiências dirigidas ao 5º ano - lab in the box 5º ano:

Experiências Lab in a Box – LAB in a BOX (igc.pt)

- Plantas defensoras do solo (As plantas protegem os solos contra a erosão quando chove? Que tipo de solo tem maior capacidade de reter ou de filtrar a água das chuvas?)

- Modelo de águas subterrâneas (Qual a origem da água retirada dos poços? Como é que a poluição dos solos pode contaminar as reservas de água subterrâneas?)

- mensagem numa garrafa: o efeito de estufa e o aquecimento global (Como funciona um gás com efeito de estufa? Como é que o dióxido de carbono causa o aquecimento da atmosfera?)

- As batalhas dos bicos (Porque é que as aves têm formas e tamanhos de bico tão diferentes? Será que a forma do bico pode ser a diferença entre a vida e a morte?)

- A fuga dos feijões (A luz influencia o desenvolvimento das plantas? Será que a posição do sol influencia a direção do crescimento das plantas?)

- Insetos com classe (O que são insetos e o que têm em comum? Porque é que é importante classificar os seres vivos?)

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Info: 261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt

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