Quero ser Cientista
Maleta - Lab in a box
Até 23 de junho 2025
Maleta com propostas de experiências
Estabelecimento de ensino
Maleta com propostas de experiências
Destinatários 4º e 5º anos
Faixa(s) etária(s) 1º ciclo, 2º ciclo
O Lab in a Box (LiB) é um projeto pedagógico pioneiro, desenvolvido por cientistas e comunicadores de ciência do Instituto Gulbenkian de Ciência e pelos seus parceiros, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.
Pensado para desenvolver nos alunos o deslumbramento pelo meio que os rodeia, o espírito crítico e a curiosidade científica, usa como base o ensino experimental e o método científico.
Com este objetivo, o LiB desenvolve, produz e implementa nas escolas, um kit educacional de experiências científicas – o kit “Lab in a Box” – portátil e modular, com materiais de baixo custo, protocolos experimentais simples, apelativos e integrados nos currículos.
O “Lab in a Box” é um projeto em parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e O Instituto Gulbenkian da Ciência, estando a ser implementado no concelho de Oeiras.
Em Torres Vedras o serviço educativo Quero ser Cientista possui uma maleta dirigida ao 4º ano e outra dirigida ao 5º ano, disponível para ser requisitada pelos professores destes ciclos de ensino.
NOTAS:
1) A maleta pode permanecer na escola por um período de um mês.
2) A maleta será levantada ou entregue no Centro de Educação Ambiental.
3) Após utilização dos materiais, estes deverão ser devidamente acondicionados na maleta e registado algum evento relacionado com extravio e desgaste do material.
4) O professor pode fazer a requisição da maleta mais do que uma vez, no entanto dá-se prioridade aos primeiros agendamentos da maleta de cada grupo interessado (nas inscrições recebidas até dia 20 de dezembro)
Experiências dirigidas ao 4º ano- lab in the box 4º ano:
Experiências Lab in a Box – LAB in a BOX (igc.pt)
- A pele -escudo protetor (O que acontece quando a “pele” de um tomate sofre um “ferimento”? Para que serve a higienização e proteção das feridas?)
- Menu para animais marinhos (Que seres vivos vivem na área de contacto entre a terra e o mar? Porque é que o plástico é tão perigoso para a fauna marinha e ecossistemas?)
- Chuva debaixo dos meus pés (Como se formam as reservas de água subterrânea? Como é que a ação humana interfere com a água subterrânea?)
- A pele - termómetro humano (A nossa pele consegue medir a temperatura como um termómetro?)
- Auditoria ambiental (Como é que o nosso consumo de energia e outros recursos afeta o ambiente? De que forma produzimos resíduos ou desperdício?)
- Somos mais verdes (Como promover uma escola mais “verde”? Como melhorar o desempenho ambiental da sala de aula/escola?)
Experiências dirigidas ao 5º ano - lab in the box 5º ano:
Experiências Lab in a Box – LAB in a BOX (igc.pt)
- Plantas defensoras do solo (As plantas protegem os solos contra a erosão quando chove? Que tipo de solo tem maior capacidade de reter ou de filtrar a água das chuvas?)
- Modelo de águas subterrâneas (Qual a origem da água retirada dos poços? Como é que a poluição dos solos pode contaminar as reservas de água subterrâneas?)
- mensagem numa garrafa: o efeito de estufa e o aquecimento global (Como funciona um gás com efeito de estufa? Como é que o dióxido de carbono causa o aquecimento da atmosfera?)
- As batalhas dos bicos (Porque é que as aves têm formas e tamanhos de bico tão diferentes? Será que a forma do bico pode ser a diferença entre a vida e a morte?)
- A fuga dos feijões (A luz influencia o desenvolvimento das plantas? Será que a posição do sol influencia a direção do crescimento das plantas?)
- Insetos com classe (O que são insetos e o que têm em comum? Porque é que é importante classificar os seres vivos?)
S
Info: 261320712| querosercientista@cm-tvedras.pt
Ficha de Inscrição Público Escolar
Actividade Maleta - Lab in a box
Serviço Responsável Quero ser Cientista
Local Estabelecimento de ensino
Faixa(s) etária(s) 1º ciclo, 2º ciclo