Teatro-Cine
Se um momento os teus olhos me pudessem ver
9 de maio de 2025 | sexta
14:00 às 15:30
Luís Mestre | Teatro Nova Europa
Teatro-Cine de Torres Vedras
Luís Mestre | Teatro Nova Europa
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário, adultos
Após Do Precipício Tempestuoso de Ricardo III, onde dialogou com Shakespeare, A Chegada de um Comboio à Cidade, onde ouviu o silêncio com Ibsen, e Vânia onde viajou na companhia de Tchékhov, Mamet e Barker, Luís Mestre cria, a partir do clássico intemporal de Racine, um novo olhar sobre Fedra. Se um momento os teus olhos me pudessem ver é um drama acerca de um amor tabu, da exposição íntima de quem ama um corpo proibido.
Fedra é a tragédia de uma rainha da antiga Grécia que sucumbe perante um amor proibido e fatal. A dimensão desmesurada da paixão avassaladora pelo seu enteado impele Fedra, que embora consciente do seu erro é incapaz de lhe resistir, envolvendo o marido Teseu, a ama Enone e o enteado Hipólito numa trama de enganos e intriga de desfecho trágico.
Numa era de exposição absoluta, de visibilidade 24 sobre 24 horas não existe uma distinção clara entre o que é público e privado, e em que a imagem do que vemos nem sempre é clara e se encontra por vezes deformada; a apresentação terá um carácter bastante intimista onde personagens e público percorrerão o mesmo espaço e tempo, e terá como abordagem principal o olhar: o das personagens entre si, e o do público (próximo, amplo, completo e tecnológico) sobre as personagens.
Se um momento os teus olhos me pudessem ver inclui dois dispositivos de mediação de públicos, os Cadernos de Mediação e Postais de
apropriação. Estes dispositivos pretendem facilitar a sensibilização e envolvimento dos públicos, incidindo sobre a temática, a estética, o processo de criação, elementos técnicos, ou questões éticas envolvidas em cada criação do Teatro Nova Europa (TNE).
Texto e encenação: Luís Mestre
Interpretação: Belisa Branças, João Oliveira, entre outros
Desenho de luz e espaço cénico: Joana Oliveira
Desenho de vídeo e espaço cénico: Ana Joana Amorim
Direção de produção: Patrícia do Vale
Produção executiva: Belisa Branças
Coprodução: Cineteatro Louletano | Teatro Diogo Bernardes | Teatro Nacional São João | Teatro Nova Europa
O TEATRO NOVA EUROPA É UMA ESTRUTURA FINANCIADA PELA REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA | DGARTES – DIREÇÃO-GERAL DAS
ARTES (APOIO SUSTENTADO QUADRIENAL 2023-2026)
Imagem: Phaedra and Hippolytus (1802), de Pierre Narcisse Guérin (1774-1833)
Ficha de Inscrição Público Escolar
Actividade Se um momento os teus olhos me pudessem ver
Serviço Responsável Teatro-Cine
Local Teatro-Cine de Torres Vedras
Faixa(s) etária(s) 3º ciclo, ensino secundário, adultos