Torres Vedras

Agenda

A Candidata Perfeita

Café com Filmes

Até 10 de março 2022 | 21h00 às 22h45

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

Maryam é uma jovem médica ambiciosa que trabalha numa clínica de uma pequena cidade na Arábia Saudita. Apesar das suas qualificações, Maryam tem de conquistar diariamente o respeito dos colegas homens e a aceitação dos seus pacientes.

Impedida de viajar para o Dubai, na tentativa de procurar um emprego melhor, uma confusão burocrática leva-a a deparar-se com os formulários para as eleições municipais da cidade e decide concorrer. Com o pai músico ausente numa tour de primeiros concertos públicos permitidos no Reino em décadas, Maryam convoca as suas duas irmãs mais novas para começar a arrecadar fundos e organizar eventos de campanha. Enquanto enfrentam as restrições dos papéis tradicionais da mulher, a audaciosa candidatura de Maryam começa a ganhar impulso e a desafiar a sua comunidade conservadora. À medida que cresce uma luta renhida com o seu oponente homem, Maryam e a sua família mobilizam a sua determinação e criatividade para fazer avançar a sua sociedade tradicional.

 

 

“A Candidata Perfeita dá uma visão sincera da sociedade da Arábia Saudita que despertará a curiosidade do público ocidental.” The Hollywood Reporter

 

“Um filme com mensagem admirável pela sua sutileza e também pela sua execução, A Candidata Perfeita enfrenta a opressão e defende fortemente a mudança.” Rotten Tomatoes

 

 

Arábia Saudita | Alemanha, 2019
Realização: Haifaa Al-Mansour
Género: Drama
Duração: 1h44 min
Trailer

Coprodução: ATV

 


Atividade Gratuita


Lotação: 412
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 05.01.2022 - 16:25 horas
voltar ao topo ↑