Torres Vedras

Espaços Verdes

Conteúdos desta página:

  1. Viveiros municipais
  2. Parques e jardins
  3. Horta Viva - Hortas Comunitárias
  4. Árvores Notáveis
  5. Espaços Verdes + Sustentáveis
  6. Documentos
  7. Contactos

Viveiros municipais

Fotografia dos Viveiros Municipais de Torres Vedras.

Os viveiros municipais localizam-se em Fonte Grada, numa área que corresponde à antiga lixeira municipal, onde há cerca de 25 anos se começou a reproduzir plantas por estacaria e sementeira das árvores e arbustos existentes nos espaços verdes do concelho de Torres Vedras. As plantas produzidas destinam-se aos espaços verdes públicos e a cedência a instituições mediante solicitação.


Parques e jardins do concelho de Torres Vedras

  • Jardim da Graça (Torres Vedras)
  • Parque do Choupal (Torres Vedras)
  • Parque Verde da Várzea (Torres Vedras)
  • Jardins do Alcabrichel (A dos Cunhados)
  • Parque Verde da Ponte (Ponte do Rol)
  • Parque de Merendas de Casalinhos de Alfaiata

Projetos

"Horta Viva" - Hortas Comunitárias

Em 2012 foi instalada a primeira fase das hortas urbanas do projeto “Horta Viva”, em parceria com a Junta de Freguesia de São Pedro e Santiago, e foi dinamizada uma sessão de esclarecimento sobre boas práticas agrícolas, destinada aos utilizadores dos talhões. Este projeto visa contribuir para a sustentabilidade ambiental do Concelho, combater a pobreza, fomentar a solidariedade social e o acesso à terra por parte de potenciais agricultores, assim como possibilitar uma sensibilização em termos ambientais e de cidadania em geral, através da participação ativa da população.

O projeto “Horta Viva” tem como objetivos:

  • Regularizar áreas periurbanas, paisagisticamente complexas, abandonadas e de fraco valor económico;
  • Possibilitar o acesso à terra a antigos trabalhadores agrícolas, proporcionando-lhes a oportunidade de participar com a sua sabedoria e esforço na gestão de um espaço comum;
  • Constituir uma fonte alternativa de alimentos para os utilizadores;
  • Contribuir para projetos de inclusão social, através da elevação da capacidade de autonomia e independência pessoal, e como forma de combate ao stress e ao sedentarismo;
  • Promover hábitos de vida saudáveis, através do contacto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre.

Árvores Notáveis

O projeto “Árvores Notáveis de Torres Vedras” tem como objetivo proceder à inventariação, descrição e definição das árvores existentes no Concelho que constituam património arbóreo de referência no contexto territorial em que se inserem. Com a inventariação destas árvores pretende-se divulgar e salvaguardar o património arbóreo notável do Concelho, através de regulamentação municipal e de produção de material de divulgação.

Consideram-se árvores notáveis aquelas que representam um valor patrimonial elevado pelas suas características morfológicas, pelo seu porte (altura, diâmetro de copa, perímetro do tronco), pela sua idade, pelo seu local, pela sua espécie ou pela sua importância histórico-social. Os exemplares, isolados ou em conjunto, localizam-se frequentemente em jardins públicos ou em locais emblemáticos como junto a igrejas, fontes ou monumentos.


Espaços Verdes + Sustentáveis

Os espaços verdes em meio urbano têm reconhecida importância ao nível da amenização climática, da melhoria da qualidade do ar, da manutenção da permeabilidade do solo e também ao nível social. No entanto, a manutenção destes espaços implica elevados consumos de água, a utilização de combustíveis nas viaturas e maquinaria necessária, bem como o uso de produtos químicos, o que contraria os princípios da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, considera-se imprescindível promover medidas de proteção e valorização ambiental e contribuir para uma realidade mais sustentável ao nível dos espaços verdes urbanos.

A existência de espaços verdes e as suas características dependem de inúmeros fatores como o local (clima, relevo, temperatura, humidade, tipo de solo, vento, exposição), as espécies vegetais utilizadas, a rega (quantidade, origem da água, horário), a necessidade de tratamento preventivos ou curativos, as diferentes opções de cobertura de solo, a manutenção, os hábitos e necessidades da população, bem como outros condicionantes físicos em meio urbano. Estão em curso diversas intervenções de requalificação de espaços verdes com vista a promover:

  • Melhor adaptação das plantas
  • Uso mais eficiente da água / Redução de consumos
  • Melhor qualidade ambiental
  • Redução dos trabalhos de manutenção
  • Redução da utilização de agroquímicos

Documentos


Contactos

Área de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Torres Vedras

Número: 261 320 727

E-mail: ana.aguiar@cm-tvedras.pt


voltar ao topo ↑