Torres Vedras

Arte Pública

Esta rubrica, publicada bimestralmente na revista municipal Torres Vedras, dá a conhecer as obras de arte que se encontram no espaço público do concelho, com as quais nos cruzamos diariamente, mas cujo significado, origem e autoria muitas vezes desconhecemos. 


Imagem da Notícia António Bártolo

António Bártolo

António Bártolo é um torriense “de adoção” que se constitui como uma referência incontornável no panorama aquarelístico da região. (...)

Imagem da Notícia Nuno Vasa

Nuno Vasa

Nuno Vasa (Torres Vedras, 1974), tal como um dominó perfurado, uma criação sua em curso que mostra ambos os lados/ faces, mostra o seu jogo. (...)

Imagem da Notícia Antero Valério

Antero Valério

Antero Valério é um artista torriense conhecido localmente em boa medida pelo painel de azulejos alusivo aos 75 anos do "Carnaval de Torres", da sua autoria, patente na zona fronteira do antigo Terminal Rodoviário. (...)

Imagem da Notícia Olga Neves

Olga Neves

Olga Neves é uma conceituada artista torriense cujo trabalho conta já com uma ampla projeção nacional e internacional. (...)

Imagem da Notícia Perdigueiro Português

Perdigueiro Português

No dia 11 de novembro de 2016, feriado municipal de Torres Vedras, foi inaugurada a estátua de homenagem ao Perdigueiro Português, uma oferta do Criador Canil de Torres (Américo Rodrigues e Jorge Rodrigues) à cidade. A obra é da autoria do Mestre Augusto Cid. (...)

Imagem da Notícia Cronografias de Torres

Cronografias de Torres

Patente no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, esta é uma obra da autoria de Vasco Torres que consiste em técnica mista pinturas/colagens. (...)

Imagem da Notícia Fortaleza

Fortaleza

Uma das maiores invenções do homem é a ideia de biblioteca pública. Poderemos pensar num lugar mais democrático do que este? Um grande armazém de conhecimento ao alcance de todos, uma casa cheia de liberdade. (...)

Imagem da Notícia Raízes do Amanhã

Raízes do Amanhã

"Raízes do amanhã" nasce com o intuito de mostrar que para existir bons frutos a raiz precisa estar saudável e forte. (...)

Imagem da Notícia O outro que era eu

O outro que era eu

Esta escultura remete inevitavelmente para o objecto lúdico de infância: o balouço para duas pessoas, que oscila com o peso, será sempre um dispositivo pedagógico e fonte de prazer. (...)

Imagem da Notícia A Caraça

A Caraça

A caraça, símbolo máximo do Carnaval de Torres, foi desenhada por Amílcar Guerreiro nos anos 30. Foi um desafio dar-lhe a dimensão 3D, que me permitiu enfatizar a expressão e dar-lhe profundidade. (...)

Imagem da Notícia S. Gonçalo de Lagos

S. Gonçalo de Lagos

Iniciei a investigação sobre o tema e com esta foram escorrendo os primeiros esquissos. Por entre desenhos e reflexões. Da pessoa e da vida de S. Gonçalo de Lagos, três virtudes se salientaram aos meus olhos: Humildade, simplicidade e sabedoria. (...)

Imagem da Notícia O presente e o futuro

O presente e o futuro

A Escultura é constituída por duas colunas poligonais encimadas por um frontão, formando no seu todo um “PÓRTICO”, elemento nobre da Arquitetura que representa também a capacidade humana de empreender, construir e realizar. (...)