Torres Vedras

Agenda

Oficina de Bordados - Sessão II

Até 8 de novembro 2018 | 09h00 às 13h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Porta 5 - Espaço Cultural
Destinatários: Técnicas dos Serviços Educativos e Técnicas das IPSS e público em geral

Esta atividade integra o(s) programa Arte ao Centro

Bordado com ponto “alinhavo” sobre tecido de juta, com lãs e linhas coloridas, diferenciando-se das técnicas convencionais de pontos do bordado e utilizados sobre tecidos como seda, algodão, linho, renda. 

No entanto, caso o participante tenha experiência e conhecimento técnico de pontos, ele pode aplicar sobre o tecido de juta, sem prejuízo do resultado final.                                                                     

São apresentadas algumas obras criadas e realizadas pelo orientador.

Dinâmica da oficina

Os participantes recebem um kit (01 retalho de pano de juta, 01 agulha sem ponta, lãs coloridas, 01 giz branco) e iniciam o trabalho compondo uma moldura bordada nas laterais do retalho, determinando a área de aplicação do desenho. Os participantes iniciam a criação dos trabalhos apresentando, numa folha de papel, o desenho da moldura e a composição da idéia que será bordada. 

Para o desenho sobre o pano, o participante usa um giz branco como “guia”, orientando a construção da moldura e do desenho sobre o tecido. Todas as ideias são analisadas pelo Oficineiro que identifica eventuais dificuldades técnicas, fornecendo orientações que contribuam para a evolução da obra. Após as análises, tem início a confecção das proposta.

Cada participante inicia o bordado seguindo as linhas do desenho elaborado, tendo a liberdade de alterar sua “ rota “ anteriormente idealizada. Com o desenho elaborado e já bordado, inicia-se o fazer artístico do trabalho com o preenchimento das áreas que ilustram o desenho.

Finalização dos trabalhos e encerramento das atividades com depoimento dos participantes e Exposição das obras.

Biografia

Licenciado em Sociologia e Ciências Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Ciências Políticas de São Paulo – FESP (vinculada à Universidade de São Paulo), Arte Educador, Artista Plástico e Empreendedor Educacional. Desenvolve projetos sociais direcionados para crianças, jovens em situação de risco e/ou conflito com a lei, adultos, educadores, agentes sociais, lideranças comunitárias e grupos diferenciados. 

Trabalhou por aproximadamente 15 anos, com a matéria Criatividade com jovens em situação de risco no programa de capacitação profissional na Associação Profissionalizante da Bolsa de Mercadorias & Futuros – APBM&F-BOVESPA. Desenvolveu trabalho em outras instituições, tais como: 

  • Fundação Casa ( Ex-FEBEM SP) com jovens em regime de privação de liberdade
  • Fundação Cultural Don Bosco com jovens em regime de Liberdade Assistida                                             
  • Quilombo do Jaó através da  Escola Municipal Juarez Costa – Itapeva – SP                                                                      
  • Havana – Cuba, com jovens da Escuela Ruben Bravo, patrocinada pela UNESCO                                                     
  • Corporações da Guarda Civil Metropolitana – SP, entre outros grupos de interesse. 
  • Escola Municipal Pequenina Calixto - Paraty – RJ com alunos do Ensino fundamental e Médio, no programa Mais Educação
  • Colégio Estadual Eng. Mário Moura Brasil do Amaral – CEMBRA- Paraty- RJ com o grupo especial “Correção de fluxo” e com o Curso Normal de Formação de Professores

Lecionou na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado – SP (Ética na Comunicação), ESPM – Escola Superior de   – Propaganda e Marketing – SP ( Filosofia ) e Universidade Paulista - UNIP – SP ( Criatividade ).

Orientado por profissionais da Arte e da Pedagogia, desenvolve um método, em Arte-Educação, identificado por Oficina Livre do Conhecimento e a idealização da EscolaItinerantede Arte-Educação/Educação pela Estética, objetivando a formação de formadores e de jovens artesões-aprendizes. 

Já expôs na Galeria Garcia Artes – São Paulo - SP, em Havana – Cuba, no  Museu Casa de África, na Casa da Cultura de Paraty – RJ entre outros eventos coletivos. 

A comercialização das obras proporciona investimentos em projetos sociais, a exemplo do trabalho no Quilombo do Jaó em 2012, 2013, em Havana – Cuba, 2013.

Info: 261 334 040/41/42 ou galeria@cm-tvedras.pt 
Formador: Pedro Cury


Atividade Gratuita


Última atualização: 15.10.2018 - 14:55 horas
voltar ao topo ↑