Torres Vedras

Agenda

Comer Melhor Para Aprender Melhor! Novas Tendências para a Alimentação em Idade Escolar

Conversas com Pais

Até 26 de outubro 2018 | 21h30

Debate/Seminário Conversas com Pais

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

A alimentação é um evento primário e primordial da vida que afeta o crescimento, a saúde e o desenvolvimento psicossocial e emocional. A experiência de se alimentar oferece, não apenas o imprescindível sustento, mas também a interação social e oportunidades de aprendizagem, que se devem promover desde a ingestão dos primeiros alimentos. 
Conscientes de que a infância constitui uma fase em que as necessidades fisiológicas estão aumentadas, é particularmente importante fornecer às crianças uma alimentação de elevada qualidade nutricional, que permita aprovisionar os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para um correto crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar.
Neste contexto, as escolas desempenham um papel determinante, a par das famílias, no reforço e consolidação dos bons hábitos alimentares. Estas mensagens educativas que estão contempladas nos programas e currículos escolares, também vão ao encontro da promoção da saúde e das tradições alimentares mediterrânicas, que integram a sustentabilidade ambiental, social e de proteção dos valores culturais.
Nesta sessão falaremos sobre a oferta alimentar nas escolas, quais as novas tendências e normas disponibilizadas pelo Ministério de Educação e as suas implicações no combate à obesidade infantil e promoção da saúde.
 
Sheila Antunes
Licenciada em Dietética e com Cédula Profissional 2023N, em 2008 iniciou o percurso profissional com intervenção em Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e em Restauração Coletiva.  
Tem participado em seminários, congressos e palestras relacionados com a área da nutrição e saúde. 
Atualmente, é nutricionista responsável no Município do Cadaval, na Santa Casa da Misericórdia do Cadaval e é coordenadora técnica do departamento de nutrição de uma empresa do ramo alimentar. Além disso, também exerce a profissão em clínicas privadas e apoia mais de uma dezena de instituições de terceira idade/IPSS´S pelo país, entre as quais já foi atribuído o “selo saudável” pela Câmara Municipal de Lisboa e Direção Geral de Saúde. É autora do livro "Uma Aventura no País dos AlimentaKIDS".

Info: www.educacaotorresvedras.com 
Oradora: Sheila Antunes


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 18.10.2018 - 16:20 horas
voltar ao topo ↑