Torres Vedras

Agenda

IA ao serviço da saúde e das pessoas

Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019

Até 21 de setembro 2019 | 09h00

Debate/Seminário Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

No dia 21 de setembro, às 09h00, terá início a segunda conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "IA ao serviço da saúde e das pessoas".

Programa

9h00 | Registo e Receção dos participantes

9h30 | Boas Vindas

Carlos Bernardes (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras)

9h45 | Aplicações da IA em medicina

António Vaz Carneiro (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, o Instituto de Saúde Ambiental e o Instituto de Formação Avançada)

10h15 | Inteligência Artificial: Tecnologias e Aplicações em Saúde

Arlindo Oliveira (Presidente do Instituto Superior Técnico e professor no departamento de eng. informática)

10h45 | Projeto SNS24 Proximidade Sénior

- Enquadramento / ACES / Inovação, António Martins

- Apresentação do Centro Telesaúde e linhas gerais do Projeto SNS24 Proximidade Sénior, Rafael Franco (em representação da Dr.ª Micaela Seemann Monteiro – Diretora Centro Nacional de TeleSaúde & SNS24)

- Apresentação dos resultados de Torres Vedras, Ricardo Pinto (ACES Oeste Sul)

11h15 | Painel de discussão 

Moderador: António Leão (Diretor Geral da Lilly Portugal)

11h45 | Pausa para café

12h00 | Robótica na Escola de São Gonçalo - Projetos de Inclusão Social

Jaime Rei (Coordenador do projeto de Robótica na Escola de São Gonçalo - Torres Vedras)

12h20 | Aplicações práticas da IA e da tecnologia ao serviço da saúde

Start up’s portuguesas

12h50 | Painel de discussão 

Moderador: Mário Peres (IoT Contry Manager na Vodafone Portugal)

Participantes: Pedro Sá Moreira (Adjunto do Secretário de Estado da Modernização Administrativa) e Rafael Franco (Proximidade Sénior - Direção do Centro de TeleSaúde - Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS 24)

13h15 | Encerramento

13h30 | Networking Lunch nos Paços do Concelho


Atividade Gratuita


Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste é o que propõem o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras com a realização do Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019.

No ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde - SNS, é importante realçar o seu impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto fator de coesão social. No entanto, este é também o momento para refletir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.

O envelhecimento da população, sendo um fator positivo, acarreta um conjunto de novos desafios, quer ao nível da morbilidade múltipla, quer ao nível das doenças mentais, particularmente na área da demência.

Para fazer face a estes desafios é necessário integrar e descentralizar. A integração dos cuidados primários, hospitalares e continuados, mais do que uma "moda", é uma inevitabilidade que temos de aceitar e implementar.

A descentralização é a forma mais fácil de aproximar o SNS das pessoas e das suas necessidades e expectativas relativamente à saúde em geral e aos cuidados integrados em particular.

No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias "Bang Talks", reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala Bang Venue e antecedem as conferências.

Última atualização: 16.09.2019 - 12:30 horas
voltar ao topo ↑