Torres Vedras

Agenda

Homem Morto Passou Aqui

Fotografia de Valter Vinagre

Até 29 de setembro 2019

Exposição Homem Morto Passou Aqui

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Projeto da autoria de Valter Vinagre de mapeamento das Invasões Francesas em Portugal, a partir do registo fotográfico dos locais onde estas ocorreram, e de utilização da paisagem na reconstituição de um legado histórico da nossa memória coletiva.

O território de Homem Morto Passou Aqui é tanto simbólico como real. Mas se é essencialmente de ruínas, de vestígios de que se faz a fotografia de Valter Vinagre – algo confundível, é certo, com os normais lugares-comuns associados à prática – no caso singular deste autor tal evidência é uma marca distintiva, ou mais explicitamente, a distinção da sua marca.

Neste projeto (ainda em curso), iniciado há dois anos, a relação entre o desaparecido e o permanecente é sublinhada pela natureza específica do objeto fotografado: os vários eventos das Guerras Peninsulares ocorridos de Norte a Sul do país, episódios históricos que surgem referenciados pelos locais escolhidos e títulos das obras que compõem a série. Uma opção que dá bem conta do desafio a que se propôs: retrato da memória coletiva – ou o que resta dela – diluída numa paisagem geográfica e humana transmutada, convocando (meta-)fisicamente o passado.

Este é um projeto da Associação Número – Arte e Cultura, em colaboração com Força Motriz. Homem Morto Passou Aqui tem o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Município de Torres Vedras.


Ficha técnica da fotografia:
Sem título#21, StºAntónio de Cântaro, Buçaco, Portugal. 27 de Setembro de 1808, 06h00 da série "Homem morto passou aqui" 2014-2018.

Inauguração: 19h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.08.2019 - 10:31 horas
voltar ao topo ↑