Antes e depois

Imagem da Notícia Azenha de Santa Cruz

28.07.2022

Desconhece-se a data de construção da Azenha de Santa Cruz, mas é provável que tenha sido erguida entre as últimas décadas do século XV e as primeiras do século XVI. Em 1539 e 1569, já fazia parte dos registos do património da Igreja de São Miguel. (...)

Imagem da Notícia Do Matadouro Municipal ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Do Matadouro Municipal ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

01.04.2022

Em maio de 1886, o Jornal de Torres Vedras anunciava a inauguração de um novo matadouro junto ao Bairro Cruz das Almas. Depois dos açougues no Centro Histórico e da passagem pelo local onde hoje se encontra a GNR de Torres Vedras, seria ali que o Matadouro Municipal de Torres Vedras viria a laborar. (...)

Imagem da Notícia Praça 25 de Abril

Praça 25 de Abril

13.01.2022

Em 1892, o Largo da Graça, atual Praça 25 de Abril, foi intervencionado com a intenção de tornar aquele espaço num “passeio público”. A iniciativa partiu de um particular, D. Diogo de Nápoles, e contou com o apoio do jornal local "A Semana". (...)