Agendas Regionais de Economia Circular foram debatidas em Torres Vedras

05.04.2019

Fotografia da sala enquanto estava a decorrer o evento

As comissões de coordenação e desenvolvimento regional - CCDR do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e a Região Autónoma da Madeira estiveram ontem reunidas na AdegaMãe, em Torres Vedras, para a assinatura dos protocolos das Agendas Regionais de Economia Circular 2019.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, participou na abertura do evento, onde afirmou que “todos os decisores tem que olhar de uma forma global para este processo” para que as políticas possibilitem a continuidade e o desenvolvimento da transição para a Economia Circular.

“Não podemos falar de neutralidade carbónica sem falar de valorizar o território e sem falar de Economia Circular”, disse na cerimónia o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, acrescentando que “as Agendas Regionais permitem tornar esta tripla ligação ainda mais intensa”. O secretário de Estado considera que “a economia tem de ser desenhada dentro dos limites que o planeta nos impõe” e, nesse contexto, para crescer terá de ganhar outros significados para além do significado financeiro.

No evento foram apresentados os resultados do primeiro ano de trabalho realizado no âmbito das Agendas Regionais de Economia Circular desenvolvidas em 2018, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, através do Fundo Ambiental. As Agendas visam definir estratégias de transição e aceleração para a Economia Circular que melhor se adequem ao perfil socioeconómico de cada região.

Última atualização: 08.04.2019 - 14:52 horas