Torres Vedras

Aprovação da proposta de elevação de Torres Vedras à categoria de cidade

11.01.2019

No dia 11 de janeiro de 1979, após discussão na Comissão de Administração Interna e Poder Local, a proposta de elevação de Torres Vedras à categoria de cidade foi aprovada pela Assembleia da República.

Sérgio Simões, torriense e deputado do Partido Socialista, foi o relator do projeto de Lei que viria a ser discutido em plenário. Depois de passar em revista fatores como passado histórico, demografia, situação geográfica, vias de comunicação, educação e cultura, saúde, desenvolvimento económico e sua análise evolutiva, o deputado terminou:

Torres Vedras não deve nada a ninguém, senão aos seus próprios habitantes, que, ano após ano, dia após dia, no passado e no presente, construíram uma grande vila que saberão transformar numa grande cidade. - Sérgio Simões (PS)

À ovação no plenário da Assembleia da República seguiu-se a discussão entre os deputados das várias bancadas parlamentares. Em comum, as referências às características do concelho e das suas gentes.

Feita de velhas pedras, corroídas pelos séculos, e do cimento e do aço das fábricas que continuamente nascem do esforço dos homens; feita de heroísmo e criatividade, feita de trabalho, da festa, do sofrimento e da fraternidade de sucessivas gerações, uma cidade é uma longa gesta coletiva, um percurso, uma caminhada, uma invenção. - Moura Guedes (PSD)

Nem só de torrienses se fez a discussão, com a decisão da elevação da vila a cidade a ganhar consenso.

E, finalmente, o CDS votou a favor porque tem a consciência de só assim cumprir um dever de justiça para com uma população que tanto apreciamos nas suas virtualidades e cujo dinamismo é necessário apoiar e estimular, criando-lhes condições de maior e mais progressivo desenvolvimento que só para centros citadinos podem ser concebidos e realizados. - Carvalho Cardoso (CDS)

Um consenso que ganhava força em todas as alas políticas.

O PCP tem constantemente lutado pelo progresso das aldeias, vilas e cidades deste país, e por uma real descentralização administrativa. Neste sentido, estamos nas melhores condições para apoiar a proposta de passagem da vila de Torres Vedras a cidade. Fazemo-lo tendo em conta as características desta vila e do seu concelho, e ainda por se tratar de uma muito antiga e sentida aspiração das suas populações. - Alda Nogueira (PCP)

Com o diploma aprovado na generalidade e na especialidade, Torres Vedras foi a primeira vila elevada a cidade após o 25 de abril de 1974.


Rita Santos

voltar ao topo ↑