01.11.2018

Área de Tecnologias de Informação e Comunicação

A gestão das infraestruturas tecnológicas da Câmara Municipal de Torres Vedras está a cargo da Área de Tecnologias de Informação e Comunicação – ATIC, que esta edição do Porta Aberta lhe dá a conhecer. O equipamento tecnológico encontra-se distribuído por 23 edifícios municipais e 63 estabelecimentos de ensino básico e jardins de infância, cabendo à sua equipa técnica prestar apoio a utilizadores internos, assim como aos utilizadores dos estabelecimentos de ensino.

No que toca à gestão de hardware - componente física do computador - a ATIC é responsável pela instalação de servidores, postos de trabalho, sistemas de impressão e digitalização, pela gestão de garantias e atividades de suporte realizadas por entidades externas, pela gestão da infraestrutura de comunicações, assim como pelo desenvolvimento de propostas e apoio à decisão para aquisição de equipamentos.

Outra das principais competências passa pela administração de sistemas operativos servidores e postos de trabalho, pela gestão de contas de utilizadores da rede e pelos serviços de correio eletrónico. Bases de dados, gestão da partilha de recursos centralizados – como impressoras, ficheiros e diretórios –, gestão e manutenção de aplicações, desenvolvimento de intranet – rede de computadores privada que recorre à tecnologia de base da internet –, gestão das cópias de segurança e a segurança das próprias infraestruturas são outras das tarefas desempenhadas por esta Área.

A gestão das comunicações entre os edifícios municipais e dos acessos à internet compõem o leque das tarefas desempenhadas por esta equipa técnica, que é composta por Carlos Ferreira, Clara Nobre, Mário Alfama, Miguel Naré, Nuno Martins Oliveira e Ricardo Gaio.

“Oeste Digital 3.0” é um dos projetos que se encontra em desenvolvimento e que consiste no reforço da infraestrutura de servidores e armazenamento, na renovação dos equipamentos de rede e de 75 postos de trabalho e na implementação de infraestrutura tecnológica para serviços online e desmaterialização de processos. A par deste projeto, encontra-se ainda a decorrer a substituição de postos de trabalho de várias tipologias em todos os serviços da Câmara Municipal de Torres Vedras e a instalação de acessos Wi-Fi – ligação à internet sem fios – públicos e internos em quatro edifícios.

Legenda da foto: Carlos Ferreira, Ricardo Gaio, Nuno Martins Oliveira, Miguel Naré, Mário Alfama e Clara Nobre.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf. 261310411