Banco Local de Voluntariado com balanço positivo - Inscrições estão abertas

03.02.2012

O Banco Local de Voluntariado completou recentemente o seu sexto aniversário.

Em altura propícia a balanços, pode-se afirmar que um dos objetivos principais deste banco, que é o de promover a cidadania mediante a prática de voluntariado não remunerado, tem sido atingido, tendo em conta que o mesmo integrou ao longo da sua existência 416 voluntários.

Refira-se que atualmente o Banco Local de Voluntariado conta com 135 voluntários ativos; 37 entidades promotoras de voluntariado; abrange diversos domínios (solidariedade social, ambiente, cultura, educação, desporto e proteção civil); e no âmbito do mesmo estão a ser desenvolvidos cinco projetos: Voluntariado de proximidade nas freguesias da cidade (que tem como objetivo prestar apoio social a pessoas e/ou famílias em contexto domiciliário, nas freguesias de S. Pedro e Santiago e de Santa Maria do Castelo e S. Miguel), Ler + Próximo (que se centra na realização de atividades relacionadas com a leitura junto de população idosa de freguesias do interior do concelho), Ser Voluntário é Fixe (que tem como objetivo aumentar a participação ativa dos alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste em atividades voluntárias), Histórias para fazer ÓÓ (que visa formar e sensibilizar pais da Boavista-Olheiros para a leitura de histórias infantis) e Módulos Pedagógicos (que consiste na apresentação de conteúdos sobre o voluntariado em escolas).

De realçar que neste momento existe necessidade de voluntários nas freguesias do Maxial, do Outeiro da Cabeça, de Monte Redondo, dos Campelos, da Ventosa e de Dois Portos.

Até ao próximo dia 17 de fevereiro pode inscrever-se no Banco Local de Voluntariado por meio do endereço eletrónico: www.cm-tvedras.pt/viver/assuntos-sociais/banco-voluntariado.

Ser voluntário(a) implica compromisso…

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas