Câmara Municipal deu as boas-vindas a pessoal não docente

10.09.2019

Perspetiva geral do auditório

A Câmara Municipal deu ontem, dia 9 de setembro, no auditório do Centro Pastoral de Torres Vedras, as boas-vindas ao pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino público do Concelho (do ensino pré-escolar ao ensino secundário).

Uma sessão que foi marcada pela presença de muitas “caras novas” tendo em conta o processo de descentralização de competências da administração central para a local que leva à integração de mais de duas centenas de trabalhadores desta primeira nos quadros da Câmara Municipal.

Nesta sessão estiveram presentes mais de 500 profissionais da educação, entre assistentes operacionais e técnicos que já integravam o quadro de pessoal municipal, os já referidos auxiliares que estavam anteriormente afetos ao Ministério da Educação e os assistentes operacionais que atualmente integram os quadros das juntas de freguesia do Concelho (sendo que futuramente estas autarquias deixarão de integrar assistentes operacionais nos seus quadros de pessoal, centralizando a Câmara Municipal todo o pessoal não docente das escolas públicas do Concelho, à exceção do pessoal não docente do ensino superior).

A sessão teve início com uma atuação de alunos da atividade de enriquecimento curricular municipal de Música, que orientados por Francisco Patrício (da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues), interpretaram canções que fizeram parte do espetáculo Notas Soltas, o qual foi apresentado no final do passado ano letivo no Teatro-Cine.

Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal, que começou por saudar os parceiros desta entidade no trabalho que desenvolve quotidianamente na área da educação (juntas de freguesia e agrupamentos de escolas), para além do jornal Badaladas e da paróquia local. Na ocasião Carlos Bernardes reiterou o esforço contínuo da Câmara Municipal para dotar o Concelho de equipamentos educativos de "última geração", referindo, a esse propósito, que o novo Centro Educativo de S. Pedro da Cadeira deverá abrir as suas portas esta sexta-feira. Recordou ainda que já está em construção a nova escola básica de Penafirme, a que se seguirá a edificação das escolas básicas do Turcifal, Ramalhal, Silveira, A dos Cunhados, Freiria, Sarge e Torres Vedras (Conquinha). Relembrando que Torres Vedras é o melhor município do país na área da educação ambiental, revelou ainda a ambição de fazer do Concelho um dos cinco melhores territórios nacionais na área da educação.

Posteriormente, interveio a vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Educação, que apelou ao empenho dos novos colaboradores municipais nesta área já que eles são também a face visível do Município. Laura Rodrigues revelou ainda na ocasião que espera que a descentralização de competências na área da educação se processe de forma tranquila no Município, deixando votos para que o ano letivo decorra da mesma forma no Concelho.

A sessão terminou com um momento performativo a cargo da Plataforma 285, que apresentou a performance Pergunta ao Google.

Última atualização: 12.09.2019 - 10:46 horas