Capela do Espírito Santo, no Turcifal, abre portas para exposição de arte sacra

30.05.2019

A capela do Espírito Santo, no Turcifal, está a acolher até 20 de junho uma exposição de arte sacra.

Trata-se de uma mostra que pretende dar a conhecer algum do património da Paróquia do Turcifal, contando, também, com peças pertencentes à Paróquia de S. Mamede da Ventosa.

As peças que compõe a exposição vão desde escultura policromada até alfaias litúrgicas, passando por pintura sobre tela e tábua, têxteis e livros.

A iniciativa “tem o objetivo de contribuir para um maior enriquecimento cultural”, já que “conhecer o passado ajuda-nos a compreender o presente”, como se pode ler no folheto de apresentação da mesma. Este documento refere ainda que a exposição tem uma componente pedagógica “no que se refere aos vários momentos litúrgicos”.

A imagem do Senhor Jesus Morto, do século XVII, é o elemento central da mostra, “pela sua beleza, majestade e devoção que imprime neste povo”, sendo que a temática relativa a esta peça tem continuação na sacristia, onde se pode observar os instrumentos da Paixão de Cristo.

Na inauguração desta exposição, que se realizou este domingo, dia 26 de maio, o pároco do Turcifal, Paulo Antunes, realizou uma apresentação dos vários componentes da mesma, tendo o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras realçado a importância da abertura da Igreja Católica para conceder aos espaços religiosos funções que vão para além da do culto. Carlos Bernardes relembrou ainda na ocasião o trabalho que o Município de Torres Vedras tem realizado no que concerne à conservação e restauro do património religioso do Concelho, o que terá continuidade.

A Câmara Municipal está a apoiar a realização desta exposição, nomeadamente garantindo a abertura da capela do Espírito Santo por meio do projeto "ISA - Idosos Saudáveis e Ativos".

Última atualização: 31.05.2019 - 10:57 horas