Cerimónia de Encerramento da “Cidade Europeia do Vinho 2018”

12.02.2019

A programação da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer” terminou com a Cerimónia de Encerramento que se realizou, no dia 9 de fevereiro, sábado, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Esta cerimónia foi o culminar de um ano repleto de atividades, onde se promoveu o vinho, a vinha e os territórios de Torres Vedras e de Alenquer.

A cerimónia, que se seguiu ao lançamento do vinho comemorativo da distinção, teve início com a atuação conjunta da ROTA – Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” e da Associação de Dança Teatro de Intervenção Urbana – ILÚ, com a participação dos alunos do curso de Intérprete PERFORMACT, que uniram a tradição e a contemporaneidade num momento único.

Coube a Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, fazer as honras da casa e dirigir em primeiro lugar algumas palavras a todos os presentes. O autarca começou por agradecer a “todas as entidades que estiveram envolvidas no desenvolvimento das várias atividades que compuseram a «Cidade Europeia do Vinho 2018»” e passou em revista os principais momentos que deram forma a esta programação, destacando a presença “em mais de 90 eventos quer em Portugal, quer fora de portas.”

“O título de «Cidade Europeia do Vinho 2018» foi para nós, alenquerenses e torrienses, motivo de orgulho e resultou do trabalho que temos vindo a realizar”, afirmou Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer. O edil acrescentou que este processo “representa apenas o início de algo que certamente continuará a catapultar o território para lugares de excelência” e agradeceu ainda a todos aqueles que permitiram que se desenvolvessem “mais de 80 iniciativas ligadas ao vinho nos dois municípios”.

Já o presidente da Associação Città del Vino, Floriano Zambon, reforçou a importância do caminho percorrido por Torres Vedras e Alenquer e a necessidade de continuar a caminhada de projeção destes territórios enquanto produtores de vinho. “A região Oeste, os vinhos de Lisboa e o território de Torres Vedras e Alenquer afirmaram-se no panorama vitícola Europeu”, referiu o presidente da RECEVIN, José Calixto, aquando da sua intervenção. O presidente desta rede, que agrega cerca de 600 cidades de vários países europeus, felicitou a “Cidade Europeia do Vinho 2018” pelo trabalho desenvolvido, enaltecendo que foi “um trabalho que dignifica o galardão que lhes foi atribuído”.

A cerimónia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que se referiu ao vinho como um “produto excelência da agricultura portuguesa” que Torres Vedras e Alenquer souberam honrar, através de um trabalho de promoção que resultou de uma “simbiose perfeita entre os dois municípios”.

Também o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, congratulou os dois municípios pela parceria que desenvolveram ao longo do ano transato. “Aquilo que se conseguiu andar nestes anos, conseguiu-se a andar à força do trabalho, do saber, da experiência dos viticultores do Oeste e também da enologia oestina”, afirmou o membro do Governo, numa clara homenagem a todos o que tornaram possível o reconhecimento dos vinhos desta região.

O presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, José Gonçalves, marcou presença nesta cerimónia, enquanto representante do Município que é “Cidade do Vinho 2019”. O galardão desta distinção foi, na ocasião, entregue a José Gonçalves pelo secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado.

Na ocasião, foi também prestada uma homenagem a todos os parceiros que contribuíram para a concretização do projeto que foi a “Cidade Europeia do Vinho 2018”, nomeadamente entidades oficias, produtores de vinho, operadores de restauração e agentes de animação turística.

A Cerimónia de Encerramento da “Cidade Europeia do Vinho 2018” representou um momento de transição, com a entrega do galardão da distinção à região italiana de Sannio Falanghina, que é “Cidade Europeia do Vinho” em 2019.

A noite contou ainda com um momento de homenagem ao Visconde de Chanceleiros, interpretado pelo grupo “Os Quatro e o Burro”, uma atuação do grupo cénico Palmira Bastos, de Aldeia Gavinha, e um excerto da peça “Histórias com Vinho”, interpretada pela companhia TEIA – Academia de Teatro. A Camerata Vocal de Torres Vedras, dirigida pelo maestro António Gonçalves, com Diogo Antão no piano, fechou com chave de ouro esta cerimónia.

Última atualização: 15.02.2019 - 15:12 horas