Conferência Final do Projecto “GreenMed”

31.10.2006

A Conferência Final do Projecto “GreenMed” realizou-se, no dia 29 de Setembro, no Edifício dos Paços do Concelho.
Recorde-se que este Projecto, financiado pelo Programa LIFE da União Europeia, pretende fomentar a inclusão de critérios ambientais no processo de compra de produtos e/ou serviços, por parte dos organismos públicos, tendo sido desenvolvido mediante uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional de Engenharia Tecnológica e Inovação (INETI), com o município grego de Neo-Psychico, a empresa Municipal para a Protecção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de Neo-Psychico, o Ministério helénico do Ambiente, Planeamento Físico e Trabalhos Públicos, uma Coligação de Autoridades Locais da Agenda 21 de Atenas, a empresa “EPTA, Lda” e o Centro da Lei Económica Internacional e Europeia.
Na ocasião, foram disseminados os resultados do Projecto-Piloto em Aquisições Públicas Ambientalmente Orientadas levado a cabo na Câmara Municipal e, de uma forma mais geral, do “GreenMed”, a municípios e entidades que efectuam aquele tipo de compras.
De referir que, no âmbito deste Projecto, foi definido e validado um modelo de Aquisições Públicas Ambientalmente Orientadas, designado GPM (Green Profit Model), que consiste num modo interactivo de efectuar os respectivos procedimentos de compra, por meio de um sistema electrónico. Determinou-se, também, a edição de um livro intitulado “Inovar nas Compras Públicas - Aquisições Ambientalmente Orientadas”; e a produção de um CD-ROM com os resultados do “GreenMed”.
Em Torres Vedras, serão, ainda, no futuro, realizadas outras acções resultantes deste Projecto, como a aquisição de produtos “amigos do ambiente” para os refeitórios escolares do concelho; e a construção do novo edifício do Centro de Educação Ambiental, com características eco-eficientes e materiais ambientalmente adequados.
Publicado: 22.04.2013 - 18:11 horas