“Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” sensibiliza alunos para a proteção do Oceano
24.05.2022
No âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, têm sido desenvolvidas atividades de promoção da literacia do Oceano dirigidas ao público escolar. Estas iniciativas visam contribuir para uma intervenção integrada de informação, formação e sensibilização da comunidade educativa do Concelho.
Entre outubro de 2021 e maio de 2022, 166 alunos do 1.º ciclo do ensino básico participaram na atividade “Quem vive nas Poças de Maré?”. Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a biodiversidade existente na zona intertidal, sensibilizando para a importância da conservação destes habitats. Numa ação em sala de aula, os alunos descobrem os seres vivos e as particularidades destes locais, seguindo-se uma saída de campo à Praia Azul, onde exploram as poças de maré, registando os seres vivos encontrados.
Direcionada ao 3.º ciclo do ensino básico, a atividade “Conhecer para Preservar” contou com a participação de 134 alunos, entre outubro de 2021 e maio de 2022. A atividade consiste numa saída de campo à Praia Azul, orientada pelos professores Carla Teles e João Paulo Santos, ambos docentes no Externato de Penafirme, entidade parceira do projeto. Nestas saídas, os alunos têm oportunidade de explorar a Biodiversidade e Geodiversidade deste ecossistema costeiro, ao mesmo tempo que observam e registam os valores naturais existentes na zona intertidal, nas arribas e no sistema dunar.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do¬MAR” decorre de uma candidatura do Município de Torres Vedras, no âmbito do Small Grants Scheme #3 – Apoio às iniciativas para a Educação – Literacia do Oceano, do EEA Grants. Este projeto acontece em parceria com o Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul” do Ministério do Mar. A estratégia de intervenção está estruturada em três eixos articulados entre si - Educar, Formar e Comunicar - onde se incluem 13 atividades.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
O EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.