Consumo energético foi racionalizado nos edifícios municipais

03.04.2012

Exemplo de redução de lâmpadas em gabinete de trabalho do Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal

O Município implementou recentemente um conjunto de medidas no intuito de diminuir o consumo energético nos seus edifícios.

Nesse âmbito, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal: foram desligadas 142 lâmpadas fluorescentes no parque de estacionamento; colocaram-se detetores de movimento nas casas de banho para evitar que as respetivas lâmpadas permaneçam ligadas durante períodos em que estes espaços não estão a ser utilizados; instalou-se um novo sistema de climatização no rés-do-chão, substituindo as anteriores resistências elétricas de aquecimento; e reduziu-se o número de lâmpadas nos gabinetes de trabalho. Com estas medidas obteve-se uma diminuição do consumo energético naquele edifício na ordem dos 13%.

Já em outros edifícios municipais: efetuaram-se ações de monitorização de consumos de eletricidade; realizaram-se ações de sensibilização junto de alunos de modo a se promover a utilização racional de eletricidade; desenvolveram-se trabalhos de grupo sobre eficiência energética e energias renováveis (na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância da Conquinha, no âmbito da implementação da Agenda 21 Local, que estiveram em exposição no Mercado Municipal de Torres Vedras); reduziu-se também o número de lâmpadas; e racionalizou-se a iluminação exterior.

De referir, ainda, a propósito desta temática, que o Município foi uma das entidades que aderiu no dia 31 de março ao evento Hora do Planeta, promovido à escala mundial pela World Wild Found, desligando, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes interiores e exteriores de vários edifícios emblemáticos de Torres Vedras (Edifício dos Paços do Concelho, Castelo e Convento de Nossa Senhora da Graça).

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas