Exposição e documentário assinalam 15 de agosto em Santa Cruz

18.08.2021

A tradição associada ao dia 15 de agosto voltou a ser assinalada em Santa Cruz, desta vez num formato adaptado à situação de pandemia. O habitual cortejo etnográfico foi evocado através do documentário 15 de agosto: Festa e tradição, apresentado no passado domingo, na plataforma adjacente à escadaria Júlio Vieira.

“Este registo documental acende uma centelha de esperança, reforçando a convicção de que seguramente no próximo ano nos iremos encontrar em Santa Cruz no dia 15 de agosto” refere a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras no documentário. Em causa está uma tradição que, segundo Ana Umbelino, permite “honrar a memória dos nossos antepassados e dar a conhecer às novas gerações esta prática social, que desta forma se perpetua.”

Depois da apresentação do documentário foi inaugurada a exposição 15 de agosto — Última década de cortejo etnográfico, patente na Rua José Pedro Lopes até 12 de setembro. A mostra retrata o cortejo que, habitualmente, acrescenta “um colorido especial às ruas de Santa Cruz” e que resulta da colaboração da Câmara Municipal de Torres Vedras com os ranchos folclóricos e os grupos etnográficos do Concelho.

A recriação etnográfica centra-se na tradição das populações rurais do Concelho que, neste dia, rumavam a Santa Cruz para ir à praia. Levava-se o farnel preparado em casa e a viagem fazia-se em carroças e carros de bois, com o dia 15 de agosto a simbolizar o fim de um ciclo e o princípio de outro.

O documentário e a exposição evocativa do 15 de agosto contaram com a colaboração dos seguintes ranchos:

• Rancho Folclórico da Colaria
  • Rancho Folclórico “As Velhas Glórias” Os Agricultores da Azenha Velha