Jogo do Município teve mais uma Assembleia Final

01.07.2021

A segunda Assembleia Final relativa à edição do ano letivo 2020/2021 do Jogo do Município realizou-se no dia 18 de junho por via online.

Na ocasião foram apresentadas 15 propostas (sete por alunos da Escola EB 2,3 do Maxial, seis por alunos da Escola EB 2,3 da Freiria e duas por alunos da Escola EB 2,3 de S. Gonçalo), as quais se distribuíram por dois blocos temáticos: Espaço Público/Escolar e Comunidade; e Ambiente e Sustentabilidade.

A proposta mais votada foi a “Promover a inclusão” (apresentada por alunos da turma 9.º A da Escola EB 2,3 da Freiria), a qual visa a “criação de um programa de acolhimento e encaminhamento para os novos habitantes do município”, que lhes proporcione “habitações com melhores condições, empregos com salários dignos e acesso a um curso de aprendizagem de língua e cultura portuguesa, para aqueles que não possuem o português como língua materna”.

Nessa Assembleia Final a segunda proposta mais votada foi a “Plástico "amigo" do ambiente” (apresentada por alunos do 8.º E da Escola EB 2,3 de São Gonçalo, que sugere a plantação de árvores como compensação pela deposição de garrafas de plástico em recipientes próprios), tendo a terceira mais votada sido a “Onde estão os oleões?” (apresentada pela turma 8.º G da Escola EB 2,3 de São Gonçalo, que sugere a colocação de um oleão junto a cada ecoponto existente no Concelho).

Recorde-se que o Jogo do Município é organizado pela Câmara Municipal, desenvolvendo-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Nela, jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico trilham um itinerário lúdico-pedagógico utilizando ferramentas multimédia e trabalhando conteúdos na área da Cidadania, o que tem como corolário a formulação de propostas apresentadas nas assembleias finais.

No processo de participação no Jogo do Município que culminou na Assembleia Final do dia 18 de junho, o qual se desenvolveu ao longo do segundo semestre do ano letivo, estiveram envolvidos 198 alunos de 12 turmas das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Maxial, da Freiria e S. Gonçalo.

A próxima Assembleia Final do Jogo do Município realizar-se-á em outubro, sendo que no processo de participação que culminará na mesma estão envolvidos 476 alunos de 19 turmas dos 7.º e 8.º anos de escolaridade do Externato de Penafirme.

De referir que, com o apoio do Município, no decorrer do próximo ano letivo serão implementadas as propostas apresentadas pelos alunos no âmbito da edição de 2020/2021 do Jogo do Município.

Refira-se que com a realização do Jogo do Município pretende-se promover nas gerações mais novas a formação para mecanismos de participação, fomentar práticas colaborativas geradoras de impacto na comunidade e uma atuação cívica futura mais sustentada.

Última atualização: 05.07.2021 - 11:14 horas