Parceria "ecoMAR" já tem financiamento

18.02.2016

O Grupo de Ação Local ecoMAR, formado por entidades públicas e privadas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, para implementar projetos com vista ao desenvolvimento da zona costeira destes concelhos, já tem financiamento.

Nesse âmbito foram assinados no dia 15 de fevereiro, no Teatro Municipal de Vila do Conde, os contratos para a gestão das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária de todo o país, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária que será levada a cabo por cada um dos Grupos de Ação Local consiste num conjunto integrado e coerente de operações destinadas a responder a necessidades e potencialidades locais dos territórios, contribuindo assim para a prossecução da Estratégia Europa 2020, em sintonia com o Acordo de Parceria – Portugal 2020.

Os quatro objetivos estratégicos da parceria ecoMAR são os seguintes: diversificação da economia de base costeira e pesqueira; promoção da inovação e do conhecimento em espaço marítimo; proteção e valorização dos recursos e do ambiente; e afirmação dos desportos náuticos e do vento.

De referir que o Grupo de Ação Local ecoMAR é constituído por 34 parceiros organizados em três unidades orgânicas: o Conselho de Parceiros; o Órgão de Gestão; e a Unidade de Apoio Técnico. O Município é a entidade gestora desta parceria.

A implementação da respetiva estratégia de desenvolvimento local decorrerá até 2020, envolvendo um apoio global de fundos comunitários (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e Fundo Social Europeu) que totaliza cerca de 2 milhões de euros.

Futuramente serão divulgados os avisos de concurso no âmbito do ecoMAR.

Última atualização: 09.03.2020 - 16:28 horas