Reabilitação de zonas verdes do município afectadas pelo temporal do dia 23 de Dezembro

12.02.2010

Cerca de 160 crianças colaboraram na plantação de pinheiros, no dia 3 de Fevereiro, no Pinhal dos Casalinhos de Alfaiata.

Recorde-se que esta foi uma das zonas verdes do município mais afectadas pelo temporal que ocorreu no dia 23 de Dezembro. Para além da plantação de cerca de 180 pinheiros, a reabilitação daquele pinhal consiste ainda no abate de outros pinheiros, na requalificação do passeio situado junto à principal área de estacionamento, de lancis, de caminhos pedonais e de iluminação, na reposição de mobiliário urbano e no arranjo de vedações e do espaço de apoio existente.

De salientar que cerca de 25ha de espaços verdes do município (como a zona do ex-Karting de Santa Cruz, alguns pinhais na Póvoa de Penafirme, o Choupal, a encosta do Castelo e o referido pinhal) foram afectados por aquele temporal.

Aproximadamente 2500 árvores (essencialmente pinheiros bravos) existentes nesses espaços verdes ficaram destruídas pela intempérie, o que levou a que serviços da câmara municipal e de juntas de freguesia e empreiteiros florestais retirassem dessas áreas cerca de 850 toneladas de madeira.

A reflorestação desses espaços está a ser levada a cabo com a plantação do dobro das árvores que foram removidas dos mesmos.

De referir, ainda, que o município já notificou proprietários de áreas florestais do concelho que foram igualmente danificadas por aquele temporal para que procedam à limpeza das mesmas.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas