Relatório de Sustentabilidade do Município foi apresentado

25.11.2016

O Relatório de Sustentabilidade do Município foi apresentado em conferência de imprensa realizada no edifício da Câmara Municipal ontem, dia 24 de novembro.

Segundo o preâmbulo do documento: “Um Relatório de Sustentabilidade de uma Câmara Municipal constitui a avaliação do seu desempenho, realizada por uma entidade independente e idónea. Pretende o relatório, ainda, revelar aspetos que se apresentem deficientes, para que possam ser corrigidos e melhorados. Este é o primeiro Relatório e surge no seguimento das questões da sustentabilidade desenvolvidas, como a Agenda 21 Local, onde cresceu a necessidade de pensar as questões da sustentabilidade para o Município em si. Assenta igualmente em conceitos do Orçamento Participativo numa perspetiva de participação pública e participação representativa. A sua elaboração decorre essencialmente da consciencialização da importância dos princípios de equilíbrio financeiro, de responsabilidade social e de qualidade ambiental, bem como da importância de transmitir de uma forma transparente, simples e apelativa, os resultados atingidos. Esta noção está também patente no facto de a Câmara Municipal ter alguns serviços certificados pela norma ISO 9001:2008 (…) Este é o primeiro Relatório de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras e faz uma análise ao seu desempenho de 2010 ao ano de 2015. Elaborado com as diretrizes do Global Reporting Initiative1, sintetiza a Missão, a Visão e os Valores que o Executivo camarário define e pratica no Município, numa abordagem relacional repartida por quatro grandes áreas e que avaliam e reportam a sustentabilidade das opções estratégicas tomadas”.

Governação e compromissos, indicadores de desempenho económico e financeiro, indicadores de desempenho ambiental, e indicadores de desempenho social, são essas quatro grandes áreas em que incidiu este relatório.

Naquela conferência de imprensa o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, realçou a importância de monitorizar e melhorar a eficácia da organização que dirige e do respetivo território.

José Carlos Ferreira (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), que coordenou a realização deste relatório, realçou o facto de este ter sido o primeiro relatório de sustentabilidade do género elaborado para uma autarquia. Referiu também a importância do distanciamento com que é elaborado este trabalho e o facto de embora este documento se tenha focado em questões internas da organização, não deixou de ter em conta aspetos da sua relação com a comunidade e nomeadamente as questões ambientais. A este propósito deu o exemplo da diminuição dos custos municipais em termos de consumo de energia e água, o que tem permitido canalizar receitas para determinadas vertentes da atividade municipal como o apoio às famílias.

Para essa redução de consumos contribuiu, segundo o relatório, a instalação de relógios astronómicos em postos de transformação e a execução de um conjunto de ações para a diminuição do consumo energético em edifício municipais. Por outro lado, também nesse âmbito, o documento refere a instalação de sistemas de microgeração em escolas geridas pelo Município.

Já a separação de resíduos sólidos urbanos é uma das áreas em que o concelho tem de melhorar, nas palavras do presidente da Câmara Municipal.

De sublinhar também deste relatório as iniciativas do Município relacionadas com a promoção da Economia Circular.

O Relatório de Sustentabilidade do Município faz, de resto, um levantamento exaustivo de boas práticas, ações e distinções do mesmo relacionados com a área da sustentabilidade, referindo também as parcerias que estabelece com entidades externas nesse âmbito.

Última atualização: 28.10.2019 - 18:23 horas