Semana Europeia da Mobilidade fez caminhar e pedalar em segurança

24.09.2019

Fotografia do grupo de alunos da Escola Secundária Madeira Torres a percorrer as ciclovias urbanas de Torres Vedras.

“Caminhar e Pedalar em Segurança” foi o tema da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro. Torres Vedras assinalou a semana através da promoção de atividades que envolveram a população em torno dos modos de deslocação mais sustentáveis e seguros.

A semana começou com uma ação de sensibilização sobre condução segura pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no dia 16, em que sete turmas da Escola Secundária Henriques Nogueira utilizaram óculos que permitiam simular diferentes condições na condução. No dia seguinte foi a vez de sensibilizar os mais pequenos: “Segurança Rodoviária e Estacionamento Disciplinado” foi o mote de uma ação que levou os alunos do 4º ano do primeiro ciclo do Ensino Básico a sensibilizar os adultos para o correto estacionamento das viaturas no centro da Cidade.

Depois de, há um ano, terem percorrido o traçado das futuras ciclovias, os alunos do curso de desporto da Escola Secundária Madeira Torres voltaram a pegar nas bicicletas para percorrer o mesmo circuito, desta vez utilizando as ciclovias urbanas já em funcionamento. O objetivo passou por sensibilizar os jovens para a utilização da bicicleta no transporte na Cidade, destacando-se a utilização do sistema de bicicletas públicas “Agostinhas”.

Na passada quinta-feira, o Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste – CAERO acolheu um workshop sobre as vantagens da mobilidade elétrica. O momento pretendeu esclarecer o público sobre aquelas vantagens, abordando temas como as politicas e a estratégia nacional para mobilidade elétrica, soluções de carregamento, comercializadores, soluções de negócio e mercado.

Já o Dia Europeu sem Carros, que decorreu na sexta-feira, levou ao corte de trânsito na Praça 25 de Abril e em parte da Rua António Batalha Reis. Neste âmbito, foram realizadas medições de ruído, assim como a contagem de peões e de veículos. Este domingo, durante a tarde, foi a vez da Rua António Leal d’Ascensão estar encerrada à circulação automóvel. “Ao Domingo a Várzea é nossa” foi a iniciativa que promoveu uma vivência e interação diferente entre a população e o Parque Verde da Várzea.

Esta segunda-feira foi a vez do Centro de Educação Ambiental acolher a apresentação do livro A Cidade das Bicicletas - Gramática para o desenho de cidades cicláveis. A obra de Paula Teles foi apresentada por Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, numa sessão que contou com a presença da autora e de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

À margem da Semana Europeia da Mobilidade decorre, ainda, a 13ª edição do “Pensar a Minha Rua”. O concurso permite a quem reside no concelho de Torres Vedras apresentar propostas para melhorar a sua rua, através de pequenas intervenções que poderão melhorar consideravelmente a vida dos residentes. As propostas podem ser apresentadas até ao dia 30 de setembro.

Última atualização: 30.09.2019 - 10:20 horas