Torres Vedras é referencia nacional na integração da comunidade cigana

08.04.2021

Imagem relativa ao projeto

Hoje, 8 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Povo Cigano.

Uma ocasião propícia para sublinhar que o Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana (PLICC) de Torres Vedras está a ser implementado com um balanço bastante positivo.

De realçar que este foi o primeiro plano do género elaborado em Portugal, o qual tem estado a ser replicado por outros municípios.

Este documento enquadra-se na Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, tendo surgido no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Município enquanto parceiro da rede ROMED2 (Democratic Governance and Community Participation Through Mediation).

De sublinhar que o PLICC representa um importante passo em matéria de inclusão, visando a definição de uma estratégia local concertada pelos respetivos diversos atores locais. Tem como objetivo principal apresentar as prioridades concelhias em matéria de inclusão da comunidade cigana, materializado em atividades concretas, com objetivos definidos, com públicos-alvo determinados e envolvendo as entidades públicas e privadas que melhor possam contribuir para maximizar os resultados a atingir.

O PLICC consubstancia-se assim num plano de ação que é elaborado anualmente. Das atividades já realizadas nesse âmbito, refira-se algumas: a organização de academias de Política Cigana; a associação ao projeto “Network for role Models”; a realização de formações em História, Cultura e Música cigana; a realização de aulas de música e dança ciganas no âmbito do projeto “Rotas Romani”, o que deu origem a um espetáculo apresentado no Teatro-Cine e à gravação de um CD; a comemoração do Dia Internacional do Povo Cigano, com a exposição Camelar, no Arena Shopping, e a participação na comemoração do Dia Nacional da Pessoa Cigana, em Tomar; a participação num encontro de mulheres ciganas; a realização de formações em tecnologias de informação e de comunicação; a realização de rastreios de diabetes e de hipertensão; a participação em duas atividades de voluntariado organizadas pela Cruz Vermelha; a realização de uma sessão sobre alimentação saudável e obesidade; a criação de estágios profissionais no Município para indivíduos da comunidade cigana local; a realização de tutoria escolar e laboral; a organização de um curso de alfabetização; e a realização de visitas culturais.

Também no âmbito do PLICC e decorrente do projeto "ROMED2", foi constituído em Torres Vedras um Grupo de Ação Local, o qual é composto por cidadãos da comunidade cigana local, que se têm vindo a envolver progressivamente no processo democrático do Município, o que se traduz na possibilidade de transmitirem, de forma organizada, as prioridades a que consideram mais urgente dar resposta, tendo em conta os meios à disposição das autoridades locais, assim como os seus direitos e deveres como cidadãos. Este grupo tem promovido a criação de contextos de partilha e conduzido à melhoria das relações entre as autoridades locais e a comunidade cigana local.

Devido à exemplaridade e pioneirismo do trabalho que tem desenvolvido no âmbito da integração da comunidade cigana, o Município recebeu a visita de uma comitiva constituída por membros do ACM (Alto Comissariado para as Migrações) e dos sete municípios que em 2019 estavam a construir o seu PLICC. Também uma comitiva do Conselho da Europa deslocou-se em 2019 a Torres Vedras, de forma a conhecer o trabalho do Município no âmbito do programa “ROMED”.

Refira-se igualmente a distinção atribuída pela Associação Letras Nómadas ao facilitador/mediador da Câmara Municipal, Lindo Cambão, com o prémio “Facilitador do Ano”.

De referir, ainda, que, decorrente do processo de participação ativa da comunidade cigana local, em 24 de janeiro de 2020 foi criada a associação Intercultural e para a Inclusão das comunidades ciganas Sendas e Pontes.

Publicado: 08.04.2021 - 13:07 horas