Torres Vedras tem duas "eco-freguesias"

07.06.2019

Duas uniões de freguesias do Concelho foram ontem, dia 6 de junho, em Braga, distinguidas como “eco-freguesias”.

Foram elas a União das Freguesias da Carvoeira e Carmões e a União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça.

De referir que o galardão bienal do projeto “Eco-Freguesias” visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas vertentes ambiental, económica e sociocultural.

O principal objetivo do programa “Eco-Freguesias”, que teve a sua segunda edição, é o de divulgar boas práticas de freguesias por forma a inspirar outras a percorrer o mesmo caminho. Durante um período de dois anos, a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) desenvolve com as freguesias participantes um trabalho de formação, consultadoria e acompanhamento de diversos projetos dirigidos às mesmas que visam a informação, formação e capacitação não só do respetivo executivo e colaboradores dessas autarquias mas também da população em geral.

Iniciado em 2014, este projeto pretende trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de ecocomunidades ou comunidades sustentáveis, enquadrando-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030. Apresenta-se, assim, como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Última atualização: 14.06.2019 - 12:40 horas